36.3 C
Manaus
sexta-feira, setembro 20, 2024

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da UEA completa 15 anos

O programa formou mais de 2,4 mil professores ao longo dos anos de funcionamento

Por

Em celebração aos 15 anos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deu início, na quarta-feira (21), a uma programação variada que inclui palestras, relatos de experiências, mesas-redondas e exposições. A festividade continua nesta quinta-feira (22), no auditório da Reitoria da UEA, situado na avenida Djalma Batista, 3.578, Flores.

“Esse é um dia de júbilo, de regozijo, de comemoração, por um programa que nasceu aqui nessa universidade em 2009. Quero parabenizar a todos vocês, professores da rede pública do estado do Amazonas, professores da Universidade do Estado do Amazonas, por esse feito tão importante”, declarou o Prof. Dr. André Zogahib durante a cerimônia de abertura.

De acordo com a professora Luciane Lopes de Souza, coordenadora do Parfor/UEA, o programa é baseado em colaboração e cooperação, e desde o início tem desempenhado um papel ativo na formação de muitos professores da educação básica no Amazonas.

“Sabemos que a região Norte enfrenta uma grande demanda reprimida para a formação de professores de educação básica em vários cursos, especialmente em Pedagogia, que é um dos cursos com maior demanda. A universidade tem cumprido essa missão desde 2009 e já formou mais de 2,4 mil professores ao longo desses 15 anos”, explicou.

A universidade oferece cursos pioneiros no programa, incluindo Ciências da Religião, Pedagogia Intercultural Indígena e Licenciatura Intercultural Indígena, com egressos formados pelo Parfor atualmente cursando mestrado. Muitos desses professores são concursados ou contratados em diversos municípios do estado.

“São cursos que fizeram e fazem história na vida e na formação dos professores que passam pelo programa. Sempre que novos editais são lançados pela Capes, propostas são submetidas para formar mais turmas, atendendo às demandas e oferecendo aos professores a oportunidade de estudar em seus próprios municípios sem precisar se deslocar para a capital”, detalhou a professora.

Para Sílvia Regina Sampaio Freitas, também professora e coordenadora do Parfor/UEA, o evento é uma chance de celebrar todas as conquistas e desafios enfrentados ao longo dos 15 anos de atuação na região.

“E para comemorar este momento tão significativo, não apenas para nossa universidade, mas para a comunidade amazonense como um todo, convidamos a Prof.ª Ma. Lorena Lins Damasceno, coordenadora geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e uma representante importante do Parfor na Capes.”

A solenidade contou com a presença do reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib; da vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Kátia Couceiro; do pró-reitor de Ensino e Graduação, Prof. Dr. Fábio Carmo Plácido dos Santos; do coordenador geral de Qualidade da Prograd, Prof. Dr. Raimundo Barradas; da coordenadora institucional do Parfor na UEA, Prof.ª Dr.ª Luciane Lopes de Souza; da coordenadora geral de formação docente, Lorena Lins Damasceno; da coordenadora do Fórum de Formação Docente, Prof.ª Dr.ª Regina Chagas; e da representante da Semed, Prof.ª Dr.ª Inez Alcântara.

 

 

 

 

 

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da UEA*

Foto: Divulgação

Leia mais: UEA abre vagas para especialização em Estomaterapia; inscrições até 1º de setembro

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -