36.3 C
Manaus
sexta-feira, setembro 20, 2024

Baixo nível das águas força capitania a proibir navegação à noite em trecho do Rio Madeira

O Serviço Geológico do Brasil alertou que a seca do Rio Madeira em 2024 pode ser uma das piores

Por

Na última semana, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) determinou a proibição da navegação noturna na região do Rio Madeira devido a uma baixa no nível da água, que chegou a 3,75 metros no último dia 9.

De acordo com a Marinha do Brasil, a medida é necessária para garantir a segurança do transporte fluvial de passageiros e mercadorias, principalmente nos trechos mais complicados já mapeados por conta da seca.

A proibição da navegação noturna ocorre no trecho de Porto Velho, em Rondônia, a Novo Aripuanã, no interior do Amazonas. A determinação é por tempo indeterminado. A medida é válida para embarcações com calado – distância entre o ponto mais baixo do navio e a linha superficial da água – igual ou superior a 2,20 metros de altura não podem navegar no Rio Madeira durante a noite.

Conforme informou a capitania, existem 24 pontos críticos de navegação no Madeira nesta época do ano, incluindo banco de areias e pedras.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) alertou que a seca do Rio Madeira em 2024 pode ser uma das piores, caso ocorra um atraso no início da estação.

Leia mais: Estiagem: MP orienta municípios a adotarem medidas para enfrentar período de seca

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -