O cargo do prefeito de Autazes, Andreson Adriano Oliveira Cavalcante (União Brasil), está em risco por conta de supostas polêmicas na gestão. Segundo bastidores, seis vereadores da oposição a Andreson na Câmara Municipal de Autazes (CMA) possivelmente querem instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ou um processo de impeachment devido às denúncias de corrupção contra Andreson Cavalcante, como é conhecido no município.
De acordo com informações do O Poder, os parlamentares Diana Guedes, Ramon Campos, Cacau, Rene Melo, Bandeira Serrão, juntamente com o presidente da Câmara, Marcley Araújo, alegam estar sendo pressionados pela população para tomar providências. No entanto, para que o processo seja iniciado, depende das movimentações internas.
Além dos parlamentares que integram a lista e desejam iniciar os trâmites na Casa Parlamentar, ainda precisam de mais três nomes e estão buscando diálogos com os demais vereadores para que a proposta avance na Câmara.
Ainda segundo informações, no fim do ano passado, o prefeito supostamente teria informado ao presidente da Câmara e ao vice-prefeito, Marcelo Tupinambá, que não os apoiaria nas eleições de 2024. Em resposta imediata, ambos passaram a fazer oposição ao prefeito. Diante desse cenário, significa que Andreson enfrenta possivelmente um caminho difícil, tendo rompido relações com seu vice e com o presidente do Legislativo.
Retornos
Devido à dificuldade da Câmara Municipal de Autazes em obter um site para acesso às informações dos parlamentares, O Convergente procurou os vereadores através de seus perfis no Instagram. Via mensagem, questionamos sobre o possível processo de impeachment ou CPI. No entanto, a redação não obteve retorno.
O prefeito também foi procurado através do e-mail [email protected] e o jurídico em [email protected].
Por meio da assessoria, o prefeito de Autazes informou que prioriza a transparência e a ética nas ações governamentais. Todas as denúncias de corrupção são levadas a sério e investigadas com rigor. Até o momento, não foi notificado pela Câmara de Vereadores de Autazes. Veja a nota na íntegra.
Nota de Esclarecimento
A gestão do prefeito Andreson Cavalcante sempre priorizou a transparência e a ética nas ações governamentais. Todas as denúncias de corrupção são levadas a sério e investigadas com rigor.
Até o momento, não fomos notificados oficialmente sobre as supostas denúncias que fundamentariam um processo de impeachment ou CPI. Reforçamos que qualquer acusação deve ser baseada em provas concretas e seguir os trâmites legais.
Cumpre destacar a necessidade de pronunciamento do Presidente da Câmara Municipal de Autazes e dos vereadores citados na notícia para aferição da veracidade das informações.
Vale destacar a importância de que tais ações sejam fundamentadas em fatos e evidências, evitando-se qualquer tipo de sensacionalismo ou julgamento precipitado.
O prefeito Andreson Cavalcante está à disposição para colaborar com quaisquer investigações necessárias, sempre pautado pela transparência e pela verdade.
Continuamos focados em trabalhar pelo desenvolvimento de Autazes, implementando políticas públicas que beneficiem toda a população.
Reafirmamos nosso compromisso com a legalidade e a justiça e estamos à disposição para fornecer mais informações e esclarecimentos necessários.
Atenciosamente,
Andreson Adriano Oliveira Cavalcante.
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: Augusto Ferraz é investigado pelo TCE-AM por improbidade e suposto desvio de dinheiro público
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.