25.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 12, 2024

Após reivindicação e pressão da CMM, David Almeida nomeia aprovados do concurso da Semsa

Foram nomeados de mais 488 aprovados do certame de 2022

Por

Após a cobrança dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus, nesta semana, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), cedeu à pressão do parlamento municipal e às inúmeras cobranças dos concursados e resolveu nomear os aprovados do concurso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de 2022, que aguardavam pelo chamamento para atuação na rede de assistência básica da capital. Também foram autorizados os atos de progressão funcional de 331 servidores da saúde do município, abrangendo todas as áreas.

Almeida assinou a nomeação de mais 488 aprovados do certame nesta quarta-feira (3). Ele justificou, ao lado do secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, e do subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da pasta, Nagib Salem, que o chamamento ocorreu por conta de necessidades da atenção básica.

“Estamos zerando o chamado de aprovados do concurso público da saúde municipal, ampliando as equipes que vão atuar na assistência básica e também fortalecendo os serviços da Atenção Primária à Saúde ofertados à população da nossa cidade”, afirmou David Almeida.

Anteriormente, a ex-secretária de Saúde, Shádia Fraxe, havia afirmado no plenário da CMM que os aprovados seriam convocados até junho, porém, não havia informações sobre quando ocorreria o chamamento, considerando que a Prefeitura de Manaus enfrenta restrições de contratação devido à legislação eleitoral em breve, como disse o vereador e presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (UB), na segunda-feira (1).

“A prefeitura precisa trazer novamente a este plenário uma justificativa do porquê não houve o chamamento dos concursados da Semsa. A própria secretária na época veio aqui e disse que até o mês de junho, o que já passou, haveria o chamamento desses concursados”, afirmou o presidente da CMM.

Rodrigo Guedes (PP), vereador de oposição ao prefeito no parlamento, publicou no Instagram a notícia da nomeação sobre a cobrança dos aprovados que perdurava por dois anos, inclusive dos que estavam no cadastro reserva.

“Não era direito somente dos aprovados no Concurso, mas de toda a população!”, disse Guedes.

Os decretos de nomeação dos candidatos e de progressão funcional dos servidores ainda serão publicados no Diário Oficial do Município (DOM).

O concurso

As nomeações assinadas nesta segunda-feira foram divididas em dois decretos, abrangendo aprovados para cargos diversos de especialista e assistente em saúde, dos editais nº 001 e 002 do concurso público de 2021 da Semsa Manaus.

Um dos decretos traz a nomeação de 404 técnicos de enfermagem, sendo 233 de regime de trabalho de 40 horas semanais e 171 de 30 horas, além de dois médicos psiquiatras de 20 horas.

No outro decreto, são nomeados 82 profissionais, para os cargos de cirurgião-dentista geral, no total de 45 aprovados; auxiliar em saúde bucal (19); técnico em saúde bucal (13); fiscal de saúde farmacêutico (1); engenheiro de segurança do trabalho (1), profissional de Educação Física (1); assistente social geral (1); e administrador geral (1).

Com os chamados, a prefeitura alcança a totalidade dos profissionais aprovados para as 2.001 vagas previstas no concurso público da saúde municipal, de níveis superior, médio e médio técnico, distribuídas em três editais distintos (001, 002 e 003 de 2021).

No concurso, foram oferecidas vagas para médicos, sendo clínicos gerais e especialistas diversos; fisioterapeutas; técnicos em patologia; assistentes sociais; nutricionistas; psicólogos; advogados; analistas de banco de dados; maqueiros; agentes comunitários de saúde; condutores de motolância e de ambulância; entre outros.

As provas do certame foram realizadas em 2022, e as primeiras nomeações de aprovados ocorreram no mesmo ano, após a divulgação e homologação dos resultados.

Outro Lado

O Convergente entrou em contato com a assessoria de comunicação da Semsa, onde foi questionado o que motivou a necessidade da nomeação urgente dos aprovados do concurso, mas não tivemos retorno até o fechamento da reportagem.

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Justiça Eleitoral obriga Amom Mandel a excluir vídeos contra David Almeida

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -