29.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 12, 2024

“Vai deixar em saia justa?”, questiona vereador a David Almeida sobre fala de Shádia Fraxe em relação aos aprovados da Semsa

Em maio, Shádia Fraxe afirmou na CMM que os aprovados seriam convocados até junho; no entanto, a Semsa ainda não fez a convocação

Por

A convocação dos aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizado em 2021, voltou a ser tema de discussão na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira (25). O vereador Rodrigo Guedes (PP) cobrou esclarecimentos da base do prefeito na CMM sobre a convocação da Semsa.

Ao abordar o tema, Guedes relembrou a visita da ex-secretária de Saúde Shádia Fraxe à CMM em maio deste ano. Na ocasião, a então secretária assegurou que todos os aprovados seriam convocados até o final do mês de junho.

“A Semsa Manaus expandiu a cobertura da atenção básica e inaugurou unidades de porte 4 […], e precisamos de profissionais devido à demanda do serviço. Mas até junho, no máximo, todos serão chamados”, disse ela.

No plenário da CMM, o vereador recordou as palavras da ex-secretária de Saúde e pressionou a base do prefeito na casa legislativa a se posicionar. Ele também questionou se o atual secretário Djalma Coelho cumprirá a promessa feita pela ex-secretária.

“Novamente, pergunto à base do prefeito se o compromisso feito pela secretária Shádia Fraxe será cumprido pelo atual secretário Djalma Coelho. Estamos nos últimos cinco dias de junho e não quero acreditar que a Prefeitura de Manaus, representada por ela, simplesmente enganará os profissionais de saúde que aguardam pela convocação”, afirmou.

Além disso, o vereador informou que enviou um requerimento solicitando a presença do secretário Djalma Coelho para prestar esclarecimentos na CMM sobre a convocação.

O parlamentar também mencionou que Shádia Fraxe é cotada para ser a vice-prefeita na chapa de David Almeida, conforme noticiado pelo O Convergente, e questionou se o atual gestor pretende deixá-la em uma situação complicada em relação à convocação dos profissionais de saúde.

“Ela já não tem mais esse poder oficialmente para cumprir essa promessa, isso depende do prefeito. Mas ela falou em nome do prefeito! Não posso acreditar que ela veio aqui e simplesmente disse isso […]. Queremos saber se a Prefeitura cumprirá o compromisso feito por ela ou se a deixará em uma situação difícil? Uma pessoa que, inclusive, pode ser candidata a vice-prefeita de David Almeida”, disse.

Após o discurso do vereador, o presidente da Comissão de Saúde da CMM, vereador Elan Alencar (DC), afirmou que a convocação dos profissionais será publicada em breve.

“Isso está alinhado e vai acontecer. O edital de convocação será publicado até o final do mês, para esses 400 […]. Não se trata de cumprir ou não, pois ainda estamos dentro do prazo”, disse ele.

Concurso

O concurso público da Semsa foi realizado em 2021, durante a pandemia de Covid-19. As primeiras convocações ocorreram em julho de 2022. Atualmente, 1.570 servidores estão atuando nas unidades de saúde da cidade de Manaus. O último concurso para a pasta ocorreu em 2012, durante a gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto.

Outro lado

O Convergente procurou um posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde em relação à convocação. Até a publicação desta matéria, não houve resposta.

A equipe de reportagem também tentou contatar a ex-secretária Shádia Fraxe, no entanto, não localizou a assessoria ou o número pessoal da mesma. O espaço segue aberto para justificativas.

Leia mais: Vídeo: Vereador justifica que Sabá Reis trabalha e “acorda muito cedo” para comparecer à CMM e prestar esclarecimentos

___
Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -