31.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 12, 2024

Lula diz que incentivou cientistas brasileiros a ‘criar vergonha na cara’ e desenvolver IA

Ainda segundo Lula, ele pediu uma apresentação de um projeto de IA para julho

Por

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que cientistas brasileiros precisam “criar vergonha” e desenvolver uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) brasileira. A fala foi feita por ele durante a Cerimônia de premiação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Rio de Janeiro, nessa terça-feira (11).

De acordo com o presidente, o comentário foi feito em uma reunião com o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Ainda segundo Lula, ele pediu uma apresentação de um projeto de IA para julho.

“Se Inteligência Artificial é tão importante, por que a gente fica esperando para copiar o que os Estados Unidos? Por que a gente fica esperando pra copiar o que o Japão fizer? Por que a gente fica esperando pra fazer o que a Coreia fizer?” declarou o presidente.

O termo “criar vergonha na cara”, de acordo com Lula, foi um incentivo aos cientistas. “Eu desafiei os nossos cientistas: ‘vamos criar vergonha’. Vai ter uma Conferência Nacional em julho, e vocês tratem de me apresentar um produto de inteligência artificial em língua portuguesa, criado pelos brasileiros. Porque a gente não vai permitir que nos roubem a criação da Inteligência Artificial, assim como foi roubada a criação avião”, seguiu.

No começo do ano, Lula chegou a afirmar que o Brasil não precisava de Inteligência Artificial, mas seria necessário regularizar o uso da ferramenta.

*Com informações do G1

Leia mais: Lula lança programa Mais Ciência na Escola e defende educação

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -