28.3 C
Manaus
domingo, junho 23, 2024

Em Parintins, Governador Wilson Lima assina termo para reforma do PAC e anuncia núcleo do Pelci com mais de mil vagas

PAC também ganhou uma gerência de saúde; governador também anunciou mais de 400 vagas em 10 novos do Cetam

Por

O governador Wilson Lima assinou, nesta sexta-feira (17), um termo para o início da reforma do Pronto Atendimento ao Cidadão de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), que volta a ser administrado pelo Estado. Na ocasião também foi inaugurada a Gerência Estadual de Saúde do Baixo Amazonas. O governador anunciou ainda a abertura de vagas em 10 cursos para o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e 1 mil para o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) no município.

“Sempre que tenho uma oportunidade, eu venho aqui para poder cumprimentar cada um de vocês, mas principalmente pra poder fazer entregas que mudam e que transformam a vida das pessoas. E a minha missão não é outra a não ser trazer cidadania para quem precisa”, disse Wilson Lima.

Estiveram nas agendas com o governador, a primeira-dama Taiana Lima; vereadores de Parintins, como Brena Dianná, Márcia Baranda, Massilon Cursino e Babá; os deputados estaduais João Luiz e Mário César Filho; e secretários de Estado.

Para o PAC, a determinação do governador é modernizar e ampliar o espaço com a inclusão de novos serviços, uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran Amazonas) e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O governador reforçou ainda os atendimentos a pessoas idosas e pessoas com deficiência (PcD), em Parintins. Foram entregues 48 documentos de identificação para PcD, que garantem, entre outras coisas, prioridade em atendimentos e acesso a benefícios.

O Detran-AM também levou à Parintins a campanha internacional Maio Amarelo, que visa conscientizar a sociedade para a redução de acidentes de trânsito. O Detran-AM realiza uma série de atividades educativas até o sábado (18/05), incluindo um pit stop em parceria com a Yamaha e ações de conscientização junto aos principais comerciantes da cidade.

Wilson Lima inaugurou, ainda, a Gerência Estadual de Saúde do Baixo Amazonas, em Parintins. A iniciativa, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), junto à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), integra o Programa Saúde Amazonas.

O modelo será seguido nas demais calhas para descentralizar ações e atender conforme a realidade de cada região. A gerência possui três enfermeiros, um médico, dois servidores administrativos e dois profissionais da FVS-RCP.

No Centro Cultural Bumbódromo, o governador Wilson Lima lançou o Pelci. Parintins se tornou o nono município do interior a receber o programa. A iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), vai beneficiar mais de mil crianças e adolescentes em 20 núcleos com diversas modalidades.

“Estamos lançando um projeto que temos em Manaus e outras cidades do Amazonas. O objetivo desse projeto não é só a brincadeira pela brincadeira, mas estamos trazendo uma oportunidade. A gente está trazendo todo o material para que vocês possam desenvolver esse esporte”, destacou Wilson Lima.

Além do anúncio, o governador entregou mais de 1,2 mil itens esportivos, incluindo 450 bolas, 50 placas de tatames, 50 kimonos e 700 uniformes.

Lançado em 2022, o programa Pelci fomenta o esporte de base para os públicos masculino e feminino, com idade entre 7 e 17 anos. O objetivo é de incentivar atletas na base até o profissional. Mais de 15 mil atletas no Amazonas já foram beneficiados, sendo o maior programa socioesportivo do Brasil.

“Esse evento do Pelci no Bumbódromo vai trazer mais facilidades para os treinos e também muita alegria, porque cada um vai ter seu equipamento no treino. Então, agradeço muito ao Governo”, comentou o atleta de vôlei, Zenivan Silva, 18.

O governador também anunciou que o Cetam vai oferecer 10 cursos de Qualificação Profissional em Parintins, somando 405 vagas, com a oferta do curso de Inglês aplicado aos Serviços Turísticos para os Tricicleiros, Mototaxistas e Taxistas, atendendo a demandas dos vereadores Massilon Cursino e Brena Dianná, respectivamente.

Serão ofertados ainda cursos de Atendimento ao Cliente, Culinária Regional, Culinária: Café Regional, Agente de Informações Turísticas, Camareiro em Meios de Hospedagem, Condutor Cultural Local, Formatação de Roteiros Turísticos, Inglês aplicado aos Serviços Turísticos, Espanhol aplicado aos Serviços Turísticos e Recepção em Meios de Hospedagem.

As inscrições serão presenciais 20 e 21 de maio no Cetam Parintins localizado no PAC Parintins (Avenida Jonatas Pedrosa, 437 – Centro), no horário de 8h às 11:30h e 13h às 17h. Os cursos ocorrerão na Escola Estadual de Tempo Integral Glaucio Gonçalves – EETI, Associação de Moradores do Bairro Itauna Iiambi II E Pelotão Mirim.

O governador Wilson Lima anunciou ainda a revitalização de duas unidades de ensino da rede estadual: as escolas estaduais de Caburi e de Suzana de Jesus Azedo. Sob gestão da Secretaria de Educação e Desporto Escolar, os investimentos do Estado em ambas somam mais de R$ 1,2 milhão.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Fotos: Diego Peres, Alex Pazuello e Mauro Neto / Secom

Leia mais: Após ida de prefeitos a Brasília, Congresso adia discussão sobre reoneração para 2025

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -