26.3 C
Manaus
sábado, abril 13, 2024

Com 14 assinaturas, pedido de instalação da CPI da Semcom segue para análise na CMM

O pedido ainda será analisado pela Procuradoria da CMM, que deve dar o parecer sobre a instalação da CPI

Por

Somente nesta segunda-feira (1º) a oposição da Câmara Municipal de Manaus (CMM) conseguiu recolher as 14 assinaturas para que o requerimento com pedido para instalar uma CPI e investigar a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) pudesse avançar na Casa. O último parlamentar a assinar foi o presidente da Mesa Diretora, o vereador Caio André (Podemos).

Na segunda quinzena de março, a oposição protocolou um pedido para a instalação de uma CPI contra a Semcom após a repercussão de um vídeo que mostra uma suposta entrega de propina na sede do órgão. Em ida à CMM, o secretário Israel Conte apontou que o conteúdo foi manipulado e mostrou um laudo pericial. Ao O Convergente, o vereador William Alemão (Cidadania) reforçou que as provas não convenceram os parlamentares, que continuaram com o pedido de instalação da CPI.

Após a sessão plenária desta segunda-feira, o presidente da CMM Caio André falou sobre ter assinado a solicitação da oposição e afirmou que não havia assinado antes para que não desse a entender que estaria induzindo outros parlamentares.

“Acabei de assinar o requerimento da CPI, estava aguardando que os meus pares tivessem o entendimento que ela pudesse ser aberta ou não, para isso precisaria de 14 assinaturas. Então, somente quando tivesse as 13 assinaturas, para que não ficasse que eu estaria levando os vereadores a assinarem a CPI, só assinei no momento em que ela tivesse as 13 assinaturas”, disse.

Próximo passo

Com as 14 assinaturas, o próximo passo do requerimento da oposição da CMM é entregar o documento para a Procuradoria da Casa, que deve analisar o pedido, conforme explicou o vereador Caio André.

“Hoje ela já possui as 14 assinaturas, deve ser dada entrada na próxima sessão plenária. O requerimento deve seguir para a Procuradoria da Casa para o exame de admissibilidade estando tudo ok, vamos instaurar”, explicou.

O parlamentar ainda ressaltou que sempre foi a favor da instalação da CPI da Semcom, uma vez que não ficou evidente a explicação do secretário em relação ao vídeo. “Sempre fui a favor e sou a favor para que haja essa investigação e o esclarecimento, acima de tudo, tanto da Secretaria de Comunicação do Município quanto do vídeo, isso precisa ser esclarecido sem sombras de dúvidas. Não está claro até hoje a CPI tem ferramentas para isso e por isso estou assinando”, disse.

Vídeo manipulado

No dia 20 de março, o secretário municipal de comunicação Israel Conte prestou esclarecimento aos vereadores sobre o vídeo de uma suposta entrega de propina dentro do prédio da Semcom. De acordo com ele, após o conteúdo passar por uma perícia técnica, foi constatado que as imagens foram manipuladas.

De acordo com o laudo, no vídeo existem diversas lacunas, o que evidencia a manipulação. “Com base nas análises técnicas pericias detalhadas acima, há de se mencionar, que, O VÍDEO PERICIANDO APRESENTA UM CLARO TRABALHO DE MANIPULAÇÃO AUDIOVISUAL, visto que apresenta edições em pontos muito específicos, quebras de sequência de imagem e som, interrupções nos planos de imagem, bem como interrupções abruptas de áudio, fato verificado a partir da curvatura das ondas sonoras”, diz um trecho do laudo.

“Quando identificamos que se tratava de um vídeo claramente manipulado, só a minha palavra não seria suficiente para a comprovação […] Fui orientado que deveríamos ter a contratação de uma perícia técnica, para que pudéssemos ter a comprovação, uma vez que todos viram que foi uma manipulação grosseira, fosse constatado tecnicamente”, afirmou o secretário na ocasião.

Leia mais: Debate sobre cobrança de poços em condomínios repercute na CMM: “só existe uma narrativa verdadeira”

___

Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -