24.3 C
Manaus
domingo, abril 28, 2024

Manaus tem seis pré-candidatos a prefeito confirmados para as eleições

Roberto Cidade, foi o último até o momento a confirmar sua candidatura pelo partido União Brasil

Por

A disputa pela prefeitura de Manaus nas eleições de 2024 está se intensificando. Faltam onze dias para o fim da janela partidária e, pelo menos, cinco pré-candidatos confirmaram suas candidaturas ao pleito de outubro na capital. O deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, foi o último até o momento a confirmar sua candidatura pelo partido União Brasil, nesta segunda-feira (25).

O evento que aconteceu no Clube do Trabalhador do SESI contou com uma multidão de pessoas. Cidade teve o reforço do presidente do diretório estadual, Wilson Lima, e do Executivo Nacional da sigla, Antônio Rueda.

Na linha do tempo para essa disputa eleitoral, está Maria do Carmo Seffiar (NOVO). Em janeiro deste ano, a empresária usou as redes sociais e publicou o anúncio ao lado do presidente nacional do partido, Eduardo Ribeiro, dizendo estar “pronta para o desafio”. Conforme a assessoria, a data da oficialização em Manaus, ainda não foi marcada.

Em seguida, veio o deputado federal Amom Mandel (PSDB/Cidadania). O jovem político foi o primeiro a dar o pontapé inicial, em 23 de fevereiro. Depois de voltar atrás e tomar a decisão, Mandel falou com o Convergente que “o nome já estava disponível para a população tomar decisão.”

Não demorou muito, e mais candidatos começaram a se articular. Na sequência, 9 de março foi a data em que o deputado Wilker Barreto anunciou seu nome pelo partido Mobiliza. Três dias antes, Wilker havia fechado com o novo partido, que antes era Partido da Mobilização Nacional (PMN).

“Nós vamos construir com o partido um arco de aliança e vamos convidar algumas pessoas que possam ter o nosso perfil ideológico e de trabalho para contribuir para a construção de uma cidade melhor”, disse Barreto.

O quarto a anunciar a disputa e permanência na prefeitura foi o atual prefeito de Manaus, David Almeida. Pelo Avante, sigla que preside no Amazonas, Almeida oficializou a pré-candidatura à reeleição nas redes sociais no dia 19 de março durante um encontro com pré-candidatos ao cargo de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Almeida avisou de antemão que a irmã e secretária Municipal de Educação, Dulce Almeida, não vai disputar nenhum cargo político, e sim, coordenar a campanha. Porém, o evento para selar a pré-candidatura ainda não aconteceu.

Já o deputado federal Capitão Alberto Neto, confirmou pré-candidatura na última sexta-feira (22) pelo PL. O presidente do partido em Manaus oficializou seu nome como candidato de direita raiz, apadrinhado pelo ex-presidente Bolsonaro.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por O Convergente (@o.convergente)

À imprensa, o deputado comentou sobre os ajustes para definir a pré-candidatura. Ele afirmou que esteve junto ao ex-presidente Jair Bolsonaro, onde foi batido o martelo sobre o futuro político do PL em Manaus para as eleições.

A cada ano eleitoral, o número de políticos na disputa por um cargo executivo tem crescido, como nas últimas três eleições para prefeito em Manaus, em 2012, 2016 e 2020, onde nove candidatos se lançaram para disputar o voto do eleitorado manauara.

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: “O que vai acontecer com PL com o resultado dessa eleição vai ser catastrófico”, afirma Coronel Menezes após saída do partido

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -