28.3 C
Manaus
quinta-feira, setembro 19, 2024

Em Parintins, Frank Bi Garcia vai para o PSD e demonstra apoio a pré-candidatura de Mateus Assayag

O vereador Mateus Assayag será o pré-candidato do atual chefe municipal, com um possível embate no pleito com vereadora de oposição Brena Dianná

Por

Depois de deixar o União Brasil, o atual prefeito de Parintins Frank Bi Garcia anunciou a filiação ao PSD, partido que tem como líder político o senador Omar Aziz. O anúncio foi feito através das redes sociais, nessa quinta-feira (14).

Além disso, o prefeito de Parintins também demonstrou apoio a pré-candidatura do vereador e presidente da Câmara Municipal do município Mateus Assayag. Nas redes sociais, o chefe municipal afirmou que o novo ciclo político é trabalhar mais ainda pela cidade de Parintins.

“Daqui para a frente é trabalhar cada vez mais por nossa cidade, usar toda a estrutura do partido e ter sempre a companhia desse grande senador que é um grande amigo de Parintins há longo de décadas. O senador Omar usa seu prestígio e sua atuação parlamentar em Brasília para conquistar mais investimentos para o nosso município”, escreveu.

A filiação do prefeito de Parintins ao PSD ocorre dias após a vereadora Brena Dianná (UB), opositora da gestão de Bi Garcia e pré-candidata a prefeita, informar que terá apoio do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Parintins.

Vale ressaltar que o PT é um dos fortes partidos em Parintins, sendo o município do Amazonas em que o presidente Lula conseguiu o maior número de votos nas eleições de 2022.

Informações que circulavam nos bastidores políticos era de que o senador Omar Aziz iria declarar apoio ao candidato do PT em Parintins, neste caso, seria Brena Dianná. No entanto, o anúncio de Bi Garcia movimentou o cenário político de Parintins, deixando de lado os rumores dos bastidores.

Ainda de acordo com as fontes dos bastidores políticos, a pré-candidatura de Mateus Assayag é uma ‘cartada’ para tentar tirar o favoritismo de Brena Dianná na disputa eleitoral pela prefeitura de Parintins.

Nas redes sociais, o pré-candidato Mateus Assayag destacou que a filiação ao PSD contou com “apoio de uma das mais influentes lideranças políticas do Amazonas”, ao se referir ao senador Omar Aziz.

“Vamos juntos continuar trabalhando, firmes e unidos para dar continuidade aos grandes avanços para nossa amada Parintins”, escreveu.

Gestão polêmica

Nos últimos anos, O Convergente esteve noticiando a gestão do prefeito Frank Bi Garcia, que conta com a maior parte dos vereadores de Parintins sendo da base aliada.

Em diversas polêmicas que esteve envolvido, em novembro de 2023, a Prefeitura de Parintins foi alvo de uma representação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) por indícios de irregularidades de funcionários fantasmas e outros benefícios ilegais.

Na época, o TCE-AM alegou que a representação se deu devido aos “gravíssimos indícios de inúmeros funcionários fantasmas na folha de pagamento da Prefeitura Municipal de Parintins, bem assim, outros benefícios ilegais, por parte da administração pública municipal de Parintins”.

Em outra polêmica envolvendo a gestão, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) investigou uma possível irregularidade na contratação de servidores de saúde, em agosto de 2023.

No período em que a investigação foi realizada, o MPAM apontou que o município fez uma “suposta contratação de médicos sem a devida habilitação para o exercício da medicina”. Os servidores estariam atuando nas unidades de saúde de Parintins.

Em maio de 2023, a vereadora Brena Dianná denunciou uma possível fraude envolvendo a prefeitura e uma empresa contratada para prestar o serviço de transporte escolar no município.

O prefeito projetou gastar o valor global de mais de R$ 3 milhões, sendo a vigência do contrato de 12 meses. Na época, a contratação era para uma eventual e futura manutenção preventiva e corretiva, com reposição de peças, para atender os veículos das secretarias municipais.

Vale pontuar que em todas as reportagens citadas, O Convergente buscou respostas da Prefeitura de Parintins, no entanto, não houve retorno.

O Convergente entrou em contato com o prefeito de Parintins Frank Bi Garcia, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leia mais: Bastidores: Amom Mandel descarta possibilidade de Carol Braz como vice de sua chapa

___

Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -