27.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

“A pesquisa reflete o cenário atual do momento”, diz analista político sobre disputa pela Prefeitura de Manaus

Os especialistas Michelle Vale e Helso Ribeiro analisaram o cenário eleitoral para o pleito 2024, a partir da pesquisa de intenção de voto divulgada nesta sexta-feira (1º)

Por

O cenário da disputa da Prefeitura de Manaus para o pleito 2024 apontou as intenções de votos do eleitorado manauara, em uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (1º), registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-09483/2024, com o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e o prefeito David Almeida (Avante) liderando a corrida eleitoral. Os especialistas políticos e articulistas do O Convergente comentaram sobre o cenário político que pode se estabelecer no pleito.

Como noticiou O Convergente, a corrida eleitoral para o cargo de prefeito de Manaus já começou para alguns políticos da capital. O levantamento realizado pela Pontual Pesquisa apontou a preferência dos manauaras à pré-candidatura de Amom Mandel, que apareceu com 32,4% das intenções de voto para o cargo de prefeito. O atual prefeito de Manaus, David Almeida, apareceu na segunda colocação da análise, com 28,1%.

Para o professor, advogado, cientista político e articulista do O Convergente, Helso Ribeiro, a pesquisa reflete o momento em que foi realizada e que o cenário ainda pode mudar. “São muitas as leituras que se pode fazer de uma pesquisa, essa não seria diferente. Dessas muitas leituras é bom que tenhamos certeza que reflete aqueles 4, 5 dias, o momento em que ela foi feita, e como nós estamos a sete meses e alguns dias das eleições, muito pode modificar ainda”, disse.

Fonte: Pontual Pesquisas

Ao falar sobre o cenário em geral, o analista político pontuou que alguns candidatos acabam menosprezando o levantamento quando o resultado não é o esperado. “Muitas pessoas, principalmente os que não estão na frente, eles têm a tendência de menosprezar a pesquisa. Eu acredito que tenhamos que respeitar, têm profissionais trabalhando e reflete um momento. Normalmente, aqueles que não saem na frente vão ter a tendência de desqualificar, mas isso é um tal negócio: o choro é livre, como diz o ditado popular”, comentou.

Análise da pesquisa

Ao O Convergente, Helso Ribeiro analisou a pesquisa eleitoral na disputa da Prefeitura de Manaus. Com Amom Mandel e David Almeida na liderança, o analista político destacou que o resultado mostra um possível segundo turno, o que manteria a vitória de Amom Mandel.

“Vemos uma liderança nas duas primeiras posições que diferem das demais posições. Amom em primeiro e David em segundo, inclusive, refletindo também um resultado de segundo turno. Na verdade, aumentaria ainda mais essa diferença caso fosse para o segundo turno Amom VS David, manteria a vitória de Amom”, explicou.

Para ele, o levantamento expõe um “desgaste” do prefeito David Almeida no momento atual, o que pode ser levando em consideração a partir da porcentagem da rejeição apontada na pesquisa.

“Isso significa desgaste do prefeito David Almeida, neste momento. Podemos ver esse desgaste quando analisamos a rejeição. A rejeição do prefeito é a maior de todas, ele tem cerca de 20% de rejeição, enquanto isso, o Amom tem uma rejeição que eu diria que é bem menor”, disse.

Fonte: Pontual Pesquisas

Ainda sobre as rejeições, o analista político destacou o desempenho de Maria do Carmo Seffair, única mulher que aparece na pesquisa. Sendo a menor pré-candidata com rejeição, isso pode gerar um crescimento da empresária no pleito, de acordo com o analista político.

“Nesse campo das rejeições, é saliente que a Maria do Carmo Seffair (Novo), que é um nome novo, nunca concorreu a uma eleição majoritária, ela tem uma rejeição que é menor de todas. Vamos ver se isso vai gerar o crescimento dela”, frisou.

“Ainda em relação a rejeição, chama atenção a rejeição de José Ricardo (PT), que eu considero alta, Israel Tuyuka (PSOL), representando de certa forma um movimento mais esquerda, acredito que é muita, face ao seu percentual de aceitação que não chega a 1%”, comentou.

Ainda segundo o analista político, o pleito de 2024 ainda é reflexo das últimas eleições. Como exemplo, ele comentou sobre o desempenho de Amom Mandel, que obteve o maior número de votos de um candidato a deputado federal no Amazonas. Outro ponto analisado por Ribeiro foi o resultado do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), que foi o candidato mais votado no Estado para o seu cargo, e que aparece empatado tecnicamente com o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL).

“Isso é favorável ao Amom, já que ele foi um dos deputados mais votados do Brasil, proporcionalmente, o deputado federal mais votado do Amazonas. Vejo para essa pesquisa de fevereiro um ponto interessante para o Roberto Cidade, que foi o deputado estadual mais votado do Amazonas, ele segue em quarto lugar, em um empate técnico com o Capitão Alberto Neto”, afirmou.

Apoio político

Um dos pontos que o analista também observou foi o apoio político no cenário dos pré-candidatos, como por exemplo os apoios do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente Lula (PT). Para Helso Ribeiro, o deputado federal Alberto Neto tem um discurso favorável para o eleitorado bolsonarista, no entanto, quase 30% dos eleitores afirmam que não votariam no pré-candidato, caso ele fosse apoiado pelo ex-presidente, segundo a pesquisa.

“Vejo favorável porque o Capitão Alberto Neto tem aquele discurso de muito salientar e enaltecer o ex-presidente Bolsonaro […], ele navega na ideia de enaltecer o ex-presidente, mas cerca de 30% das pessoas entrevistadas diminuem a vontade de votar em alguém apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro”, analisou.

Em relação ao presidente Lula, o analista Helso Ribeiro afirmou que, por acharem que o político está no poder, o candidato pode ter alguma benesse. Porém, ele alega que Lula ainda tem forte rejeição em Manaus, o que não faria com que o candidato apoiado por ele fosse votado.

“Vemos uma tendência de melhorar, quem está no poder, as pessoas acabam pensando que vão ter alguma benesse, e vemos aumentar o número de pessoas, quase 25% dos entrevistados dizem que se o presidente Lula colocasse a mão no ombro, dizem que votariam. […] No entanto, aqui na capital, continua forte uma rejeição ao presidente Lula, porque 40% dos entrevistados dizem que se o presidente apoiar, não votariam”, disse.

Fonte: Pontual Pesquisas

Ainda há outra questão a ser observada: o apoio do governador Wilson Lima (União Brasil) no pleito 2024. Segundo o articulista do O Convergente, é importante observar se os dois pré-candidatos vão se manter na liderança, mas também saber o impacto do apoio do governador na disputa.

“A tendência é ver se esses dois que estão na frente se mantém com esse percentual. Há um ponto também: a influência do governador Wilson Lima, isso ainda não está sendo analisado, vamos ver daqui para frente o quanto vamos ter impacto sobre esses questionamentos”, pontuou.

Eleitorado

Conforme explicou o professor Helso Ribeiro, o que chamou atenção na pesquisa foi que grande parte do eleitorado manauara afirmou que já está decidido em quem irá votar no pleito, mesmo com o cenário ainda não definido. Ou seja, os pré-candidatos precisarão “correr” para conquistar uma pequena parte dos votos da população.

“O que chama mais atenção nessa pesquisa é que mais da metade dos entrevistados, 54%, diz que já está decidida. De certa forma, os candidatos vão ter que ir atrás desses 38% que ainda não estão decididos”, disse.

Fonte: Pontual Pesquisas

Para o analista, Amom Mandel e David Almeida estão empatados tecnicamente e existem três candidatos no “meio campo”, além do mais, é importante observar a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair. “Vemos dois candidatos na ponta, primeiro Amom, segundo David, podemos até colocar um empate técnico entre eles. Três candidatos no meio de campo: Alberto Neto, Roberto Cidade e José Ricardo. Podemos dizer que há um empate técnico também entre eles. E uma candidata que é a mais novata e primeira mulher que está na pesquisa e justamente a que tem a menor rejeição”, analisou.

Ainda de acordo com ele, o prefeito David Almeida é quem deve receber a maioria das críticas, já que é o candidato que está no poder, mas que é necessário acompanhar o cenário eleitoral. “Novas pesquisas virão e vamos acompanhar que os dois que estão na frente […] Penso que David Almeida é quem vai receber mais crítica, ele tem um telhado de vidro maior que os demais porque ele governa a cidade e Manaus é uma cidade Estado”, frisou.

Representatividade feminina

Sendo a única mulher com pré-candidata, Maria do Carmo Seffair (Novo) se encontra em um cenário dominado por homens, e com uma menor quantidade de votos, por exemplo. Analisando por este ponto, para a assistente social, mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Laboratório de Gênero da Universidade Federal do Amazona, Especialista em Antropologia Social e articulista do O Convergente, Michelle Vale, nesse cenário é importante pensar em uma sociedade justa e igualitária, no entanto, a representatividade feminina na política ainda é inferior com relação aos homens, gerando uma vulnerabilidade dos grupos da sociedade, por exemplo.

Quando grupos vulneráveis não se sentem representados por seus políticos, e o mais preocupante é que mesmo elegendo mulheres não nos sentimos representadas por quem desconhece as nossas demandas enquanto mulheres, mães e cidadãs manauara”, analisou.

Para a especialista, a sociedade ainda enfrenta uma resistência em discutir questões de gênero. “Através de meus estudos tenho observado o quanto a nossa sociedade ainda apresenta resistência para tratar sobre as questões de gênero, a exemplo da política partidária”, pontuou.

Ainda de acordo com Valle, é necessário que a sociedade avance nas pautas sobre igualdade de gênero, para que as desigualdades sejam vencidas. “Nesses espaços que as políticas públicas são pensadas e é através de um gestor comprometido com as pautas feministas que poderemos vislumbrar uma sociedade mais justa e igualitária”, frisou.

A articulista do O Convergente também acrescentou que é importante observar e aguardar por novos nomes para os cargos majoritários e de vereança no pleito 2024.

Pré-candidatos

Os principais nomes que aparecem na pesquisa que reflete o cenário eleitoral seguem sob os holofotes no período de pré-campanha. Conforme mostrou O Convergente, os pré-candidatos têm feito movimentações políticas, ido a entrevistas e aparecendo nas redes sociais.

Com a pesquisa divulgada nesta sexta-feira, o prefeito David Almeida alegou que não está preocupado com a porcentagem. A declaração foi dada à imprensa local durante a 313ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS).

“Eu não estou preocupado com eleição não. Acho que a partir de maio, junho, vou começar a me movimentar em relação com a eleição. Vou continuar trabalhando”, afirmou o prefeito de Manaus.

Como mostrou O Convergente, David Almeida tem visitado obras e prédios públicos nesse primeiro semestre de 2024. Nas redes sociais, o prefeito tem compartilhado a vistoria que tem feito nessas localidades.

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania), por exemplo, lançou a pré-candidatura na última semana pela federação PSDB-Cidadania. O parlamentar vai concorrer ao cargo de prefeito no pleito deste ano. Com o slogan ‘Amom para Mudar Manaus’, a cerimônia de lançamento de Mandel aconteceu em um salão de eventos, na zona Norte de Manaus.

Amom Mandel está sob os holofotes do cenário político para a escolha da vice, que deve compor sua chapa no pleito. Nesta semana, diversos rumores sobre quem o pré-candidato vai escolher circularam nos bastidores da política. O deputado federal precisou usar as redes sociais para negar os boatos de que Carol Braz teria sido a escolhida.

Já o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, vai assumir o diretório do União Brasil, no próximo dia 6 de março. As informações que circulam nos bastidores da política amazonense são de que ele é quem deve ser o pré-candidato apoiado pelo governador Wilson Lima.

Na última semana, o governador do estado, Wilson Lima, foi empossado na presidência do diretório do União Brasil no Amazonas, o que deixa os rumores ainda mais fortalecidos, além da narrativa que, supostamente, o deputado tenha ‘carta branca’ para dirigir a sigla nas eleições municipais deste ano.

A pré-candidata a prefeitura de Manaus Maria do Carmo Seffair tem feito uma abordagem nas redes sociais, como por exemplo compartilhar “memes” relacionados a política local e também vídeos falando sobre problemáticas enfrentadas no dia a dia.

Com exclusividade ao O Convergente, ela negou que aceite ser vice na chapa de outro pré-candidato e reforçou que Manaus precisa de uma liderança feminina. A pré-candidata também participou do programa Debate Político, onde reforçou que pretende disputar o pleito 2024.

O deputado federal Alberto Neto ainda não tem feito grandes movimentações por Manaus. Diferente dos demais pré-candidatos, que expõem os problemas da cidade nas redes sociais, o deputado tem usado o discurso contra o governo Lula e pró-Bolsonaro na internet.

Na última semana, o deputado esteve com o ex-presidente Bolsonaro na manifestação que levou milhares de apoiadores para a avenida Paulista, em São Paulo.

Leia mais: Bastidores: “O prefeito terá o maior apoio para sua reeleição”, diz secretário Renato Junior sobre possível ida de David para o PL

___

Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -