27.3 C
Manaus
domingo, abril 28, 2024

Candidato nas eleições passadas, Dr. Lázaro aparece como favorito para Prefeitura de Fonte Boa, em 2024, segundo Pontual Pesquisas

O médico foi candidato a Prefeito em Fonte Boa-AM nas Eleições 2020 pelo Partido Social Liberal PSL). Ele é genro do ex-prefeito Sué

Por

Lázaro de Araujo de Almeida, conhecido com Dr. lázaro, é apontado como candidato nas eleições deste ano, no municípídpio de Fonte Boa, interior do Amazonas. O médico, segundo a Pontual Pesquisas, está em vantagem e aparece como o favorito com 39,5% da preferência do eleitorado no cenário estimulado 1, no qual todos os candidatos foram mencionados.

A Pesquisa nº 01275/2024, registrada Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), foi realizada pelo Insituto Pontual entre os dias 08 e 11 de fevereiro, na cidade, entrevistou 370 pessoas, alcançando margem de erro de 5% com intervalo de confiança 95%.

O médico, que foi candidato a Prefeito em Fonte Boa-AM nas Eleições 2020 pelo Partido Social Liberal PSL), obteve uma vantagem sobre o segundo colocado, Dr. Alailson Lisboa, que recebeu 32,7% das intenções de voto. Belarmino Lins, o ex- deputado ‘Belão’, ficou em terceiro lugar com 10%, e o ex-prefeito Sué apareceu nas pesquisas com 7,8%. Os indecisos compreenderam 7% do total, enquanto 3% indicaram que votariam em branco/nulo.

Porém, 56,2% dente o total do entrevistado declararam ter escolhido seu candidato, 41,4% afirmaram ainda não decidiram que candidato dever escolher, enquanto 2,4% não souberam expressar uma opinião.

No segundo cenário, excluindo a presença do Dr. Lázaro, o concorrente, Dr. Alailson Lisboa lidera com 38,6%, seguido por Sué, que alcança 26,2%. Vale destacar que o ex-prefeito Sué é sogro de Dr. Lázaro. Belão obtém 21,6% das intenções de voto dos eleitores da cidade. Os indecisos representam 8,6%, enquanto 5% optariam por votar em branco ou nulo.

Sem a presença de Sué, no terceiro cenário, o clínico geral, Dr. Lázaro, lidera com 47,6% das intenções do público, seguido por Dr. Alailson Lisboa, que alcança 33,8%. Belão figura com 12,7%. Os eleitores indecisos representam 3,8%. Já os votos em branco ou nulo totalizam 2,1%.

O Dr. Alailson Lisboa detém 47,3% da intenção de votos, no cenário seguinte. Atrás dele, aparece Sué que registrou 35,1%. Na pesquisam 9,2% representam os eleitores indecisos , enquanto que 8,4%, totalizaram os votos em branco ou nulo.

No quinto cenário do estudo, Dr. Lázaro lidera aparece novamente com 53,8% dos votos, seguido por Dr. Alailson Lisboa, que tem 38,6%. Os eleitores indecisos totalizam 4,3%, enquanto os votos em branco ou nulo representam 3,3%.

Abstenção dos entrevistados

A pesquisa revela que o candidato menos rejeitado para a Prefeitura de Fonte Boa é Dr. Lázaro, com apenas 5,7%. Por outro lado, o ex-prefeito Sué foi o candidato mais rejeitado com 38,6%. Em seguida aparece Dr. Alailson Lisboa, com 19,7%, seguido por Belão, com 16,8%. Os indecisos representam 18,6%, enquanto os votos em branco ou nulo somam 0,6%. Notavelmente, os candidatos Belão e Dr. Lázaro têm índices de rejeição inferiores à porcentagem de indecisos.

As amostras foram coletadas de acordo com os cálculos de amostragem estabelecidos para o município, levando em consideração o número de eleitores. Do total, 50,8% foram identificados como do gênero masculino, enquanto 49,2% são do gênero feminino.

Os participantes da pesquisa abrangem uma faixa etária diversificada, com a maioria acima de 44 anos (28,4%), seguida por eleitores entre 16 e 24 anos (26,5%), entre 25 e 34 anos (24,3%) e de 35 a 44 anos (20,8%).

Quanto à renda, a maioria possui um salário mínimo (57%), enquanto 18,6% têm renda de 1 a 3 salários mínimos. A grande maioria dos entrevistados tem educação de nível médio (48,1%) e fundamental (37,3%), com apenas 9,7% com ensino superior. Em relação à religião, os entrevistados se identificaram principalmente como católicos (50,5%), seguidos por evangélicos (38,6%), sem religião (9,5%) e 1,4% de outras religiões.

O Instituto Pontual está validado pelo Conre-7 sob o número 8260, com um estatístico registrado sob o número 9079 para garantir a credibilidade. As pesquisas são supervisionadas pelo Professor Mestre Eric Barbosa, especialista em pesquisas de opinião pública e diretor do Instituto Pontual Pesquisas.

Veja a pesquisa na íntegra

Fonte: Pontual Pesquisas

Ilustração: Giulia Renata

Leia mais: Recurso contra sentença relacionada a contratações da prefeitura de Manicoré é negado

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -