34.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Futuro político de Trump passa a ser julgado pela Suprema Corte dos EUA

A pauta da Suprema Corte é baseada em uma decisão da Justiça do Colorado, onde Trump teve o nome barrado das cédulas para as eleições primárias e considerado inelegível

Por

Os planos de Donald Trump de retornar à presidência dos Estados Unidos podem ser barrados pela Suprema Corte americana. Isso porque, a partir desta quinta-feira (8), os juízes decidem o futuro político do ex-presidente dos EUA, analisando um processo de inelegibilidade.

As discussões em torno do direito político de Donald Trump iniciaram após ele ser acusado de participar de uma insurreição contra o governo americano, ou seja, o ataque ao Capitólio de 6 de janeiro de 2021.

A pauta da Suprema Corte é baseada em uma decisão da Justiça do Colorado, onde Trump teve o nome barrado das cédulas para as eleições primárias. Porém, a decisão de estendeu para a Corte americana, uma vez que outros estados aguardam o veredito na esfera nacional para saber o que fazer.

A tese da Justiça do Colorado se baseia em um trecho da Constituição raramente usado na história americana. Por 4 votos a 3, a Suprema Corte do Estado entendeu que Donald Trump se envolveu na invasão ao Capitólio, sendo assim, ele estaria desqualificado para voltar à Casa Branca e, sendo inelegível, não poderia constar como candidato nas prévias.

Donald Trump recorreu e a Suprema Corte dos EUA, que aceitou discutir o caso porque a votação se aproxima. No início de março, os republicanos do Colorado vão escolher quem será o candidato à presidência e, mesmo de fora da, Trump segue liderando as intenções de voto.

*Com informações do Terra

Leia mais: Donald Trump vence com vantagem primeira prévia das eleições dos EUA

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -