27.3 C
Manaus
domingo, fevereiro 25, 2024

Hamas e Catar anunciam prorrogação de 48 horas da trégua

Israel ainda não confirmou a prorrogação do cessar-fogo

Por

O Hamas e o Catar anunciaram, nesta segunda-feira (27), uma prorrogação de 48 horas da trégua atualmente em vigor na Faixa de Gaza, que incluirá novas libertações de reféns detidos pelo movimento islamista e de prisioneiros detidos em prisões israelenses.

Israel ainda não confirmou a prorrogação do cessar-fogo, negociado com a mediação do Catar, do Egito e dos Estados Unidos, e que entrou em vigor, na sexta-feira, por um período inicial de quatro dias.

O pacto contempla a libertação de três palestinos presos por cada refém e permitiu a entrada de ajuda humanitária em Gaza, sitiada e devastada após sete semanas de bombardeios israelenses, lançados em resposta ao ataque sangrento do Hamas em Israel e em 7 de outubro.

O grupo islamista, que governa o minúsculo território palestino desde 2007, disse, antes de confirmar a extensão da trégua, que estava preparando uma nova lista de reféns que poderiam ser libertados.

A União Europeia e a Otan aumentaram, nesta segunda-feira, a pressão para prolongar o cessar-fogo, depois de o presidente dos EUA, Joe Biden, ter feito o mesmo.

Um porta-voz do governo israelense informou que o país propôs, nesta segunda-feira, ao Hamas “uma opção” para estender a trégua e receber “50 reféns adicionais”.

A opinião pública israelense, traumatizada pelo ataque sem precedentes perpetrado pelo Hamas em outubro, exige a libertação de mais reféns.

O acordo inicial previa a libertação de 50 reféns dos mais de 200 detidos em Gaza e a libertação de 150 prisioneiros palestinos em prisões israelenses.

Leia mais: 4° dia de trégua em Israel já teve 175 reféns liberados

__

Por July Barbosa com informações CNN

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -