25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Prêmio Congresso em Foco 2023 premia senador da Bancada Amazonense

No Congresso Nacional, Omar Aziz se sobressaiu por seu trabalho em defesa da manutenção da Zona Franca de Manaus, da preservação da Amazônia e fomento da pesquisa e desenvolvimento

Por

Os deputados federais da bancada amazonense e os três senadores que representam o Amazonas em Brasília estavam na disputa pelo Prêmio Congresso em Foco 2023, nas categorias Melhores na Câmara e Melhores no Senado.

O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi escolhido pelo público como o parlamentar de destaque na Região Norte no Prêmio Congresso em Foco 2023, que reconhece o trabalho de deputados federais e senadores da República. Divulgado na quinta-feira (21), o resultado reflete a atuação de Omar pelos interesses do Amazonas no parlamento.

A votação ocorreu até dia 31 de agosto, e, em sua 16ª edição, o prêmio já é um dos mais desejados pelos políticos, pois indica a popularidade e o prestígio dos parlamentares perante a opinião pública.

A votação é considerada a premiação mais importante da política brasileira. Além do público, indicarão os melhores parlamentares do ano jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e um júri especializado. Os vencedores foram anunciados na cerimônia de premiação em 21 de setembro.

O voto popular este ano foram apenas em duas categorias gerais: “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”. As categorias especiais ficaram a cargo apenas do júri.

Em resposta à premiação, Omar Aziz agradeceu o apoio dos eleitores e ressaltou a importância do prêmio como uma forma de reconhecimento da sua luta pelos interesses de sua região. Ele reafirmou seu compromisso de estar ao lado do povo, buscando soluções para as questões relacionadas à infraestrutura, saúde, educação e proteção da Amazônia. “Já recebi o prêmio de melhor governador e agora recebo este reconhecimento como senador. É claro que a gente fica feliz pelo reconhecimento, mas estou apenas fazendo o trabalho para o qual eu fui eleito pelos amazonenses”, afirmou Omar.

Conforme as regras, podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”. A relação foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.

Fundado pelo jornalista Sylvio Costa, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo incentivar a população a acompanhar a atuação dos parlamentares, além de reconhecer os mais atuantes. Nesta edição, estiveram aptos à votação 421 deputados e 66 senadores. Os resultados estão disponíveis no site do veículo.

Deputado do AM mais votado

Entre os deputados federais do Amazonas, Amom Mandel (Cidadania-AM) se destacou com a maior votação do público. No primeiro semestre deste ano, Amom também foi reconhecido como o parlamentar mais econômico da Câmara dos Deputados.

O deputado mais jovem do Amazonas se mantém entre os mais produtivos da bancada do Estado, com o total de 65 Projetos de Lei. Para o parlamentar, o destaque é de grande importância, especialmente por ter sido uma decisão do público. “Agradeço pela escolha e consideração da população que votou no nosso mandato e reconheceu o nosso trabalho feito até aqui”, declarou.

Leia mais: Bancada do Amazonas tenta brilhar no concorrido Prêmio Congresso em Foco 2023

__

Por July Barbosa 

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Ariel Costa / Ilustração: Giulia Renata Melo

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -