26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Rosa Weber realizará o sonho de conhecer o pico da Neblina em visita ao Amazonas

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, visitará amanhã o ponto mais alto do planeta em território brasileiro

Por

Nesta quarta-feira (19), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, terá a realização de um sonho especial. Weber visitará o Pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, situado a 2.995,30 metros de altitude.

Essa região é uma das maravilhas naturais do mundo e está localizada no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, onde vivem os indígenas ianomâmis.

Para chegar ao Pico da Neblina, a ministra terá que fazer o deslocamento de helicóptero. Acompanhando-a estarão sua colega de Corte, Carmén Lúcia, e outros três ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Um grupo de indígenas ianomâmis, com o apoio do STF, está lançando a primeira Constituição Federal de 1988 traduzida para a língua indígena nheengatu. Os magistrados visitam o Amazonas com o objetivo de realizar esse lançamento.

Essa visita representa um passo importante para a valorização da cultura indígena brasileira. O Pico da Neblina é um símbolo da riqueza natural do país, e a presença da presidente do STF nesse local é uma demonstração de respeito pelos povos indígenas.

Essa ação tem o intuito de promover os direitos dos povos indígenas no marco da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032) das Nações Unidas. Busca também cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030, que tem como finalidade promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Leia mais: Em São Gabriel da Cachoeira, Rosa Weber lançará primeira tradução oficial da CF em língua indígena

_

Texto: Hector Santana

Foto: Divulgação STF

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -