32.3 C
Manaus
quinta-feira, junho 20, 2024

Alckmin diz que Reforma tributária pode trazer crescimento de 10% do PIB em 15 anos

Na abertura da 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília, Alckmin afirmou que o sistema tributário precisa ser simplificado e ser ampliado para cobrar renda e patrimônio, e não apenas o consumo

Por

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira, 28/3, que o atual modelo tributário do país é muito “caótico” e que uma reforma tributária traria crescimento de 10% em 15 anos no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Na abertura da 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília, Alckmin afirmou que o sistema tributário precisa ser simplificado e ser ampliado para cobrar renda e patrimônio, e não apenas o consumo.

“O primeiro objetivo é a simplificação”, disse Alckmin. “O modelo nosso é muito injusto. Ele arrecada de maneira injusta. Tudo aqui é sobre consumo. Nos Estados Unidos, o imposto sobre consumo é 20%. Lá tributa consumo, renda e patrimônio. Aqui é consumo, consumo e consumo”, disse o vice-presidente.

O vice-presidente também disse que a indústria brasileira precisa estar voltada ao comércio exterior, pois é preciso exportação para o país crescer.

“O mundo que cresce é comércio exterior… nós temos que estimular. Algum tipo de indústria não se mantém se não exportar. Só no mercado interno ela não se mantém”, acrescentou Alckmin.

Arcabouço fiscal

Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comentou sobre a possibilidade da apresentação do novo marco fiscal (chamado também de “arcabouço” ou “âncora”), sem dar uma previsão.

A divulgação da iniciativa estava prevista para depois do retorno do governo da China. Com o cancelamento, há uma expectativa de que seja apresentado ainda nesta semana. [O novo marco] é uma proposta de boa engenharia, bem elaborada. Vamos aguardar”, disse Alckmin ainda no evento.

Leia mais: Wilson Lima busca parceria com governo alemão e BID para implantação de Escolas da Floresta

 

Da Redação com informações da CNN, UOL e Diário do Comércio

Foto: Reprodução / TV Brasil

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -