26.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Mulheres, influência e poder: Especial 8 de março

Mulheres – O Convergente que é um site no seguimento de política, escrito por mulheres, reuniu um compilado das principais matérias e entrevistas realizadas ao longo dos quase 2 (dois) anos de história do O Convergente na comunicação amazonense. Listamos as principais entrevistas feitas com mulheres no estado do Amazonas. Veja:

Por

A diretora do Portal O Convergente e do Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisa do Amazonas (ICEPAM), Erica Lima, participou de uma entrevista no programa Agora é a Hora, apresentado pelo presidente do Instituto Nacional Afro Origem Amazonas (Inaô AM), Christian Rocha, para falar sobre sua trajetória profissional.

Atuamos no ponto incomum da política, e temos todo um trabalho minucioso para levar essas informações. Quando pensei em construir o portal, várias pessoas disseram para mim, não vai dar certo, porque o que vende é sangue, fake news. É muito difícil você se manter com uma redação enxuta, com uma redação fidedigna. A parcialidade e imparcialidade é muito complicada, mas a gente tem que buscar essa parcialidade”,

O Convergente é uma empresa familiar, que tem como repórter e apresentadora Letícia Barbosa, estudante de direito e jornalismo.

Michelle Vale

A escritora e articulista do Portal O Convergente, Michelle Vale, foi a convidada do quadro “Erica Lima Conversa”, do Portal O Convergente. Autora do livro Mulheres no Poder: a trajetória política de Eunice Michiles, a primeira senadora do Brasil, a assistente social debateu sobre a participação feminina na política representativa do Amazonas.

Eu entendo que quanto menos mulheres nós temos nos espaços políticos, nesses cargos de representatividade, menos nós conseguimos avançar com os nossos direitos. Nossa estrutura política é machista, assim como a estrutura familiar. Quebrar com esses paradigmas não é uma tarefa fácil”, opinou a assistente social.

Fabiane Almeida

Eu gosto muito de compartilhar conhecimento”, foi com essa declaração que a professora, doutora, reitora da Uninorte e colunista do Portal O Convergente, Fabiane Almeida, abriu o quadro “Erica Lima Conversa”, do Portal O Convergente. Convidada para falar sobre a “educação no amazonas e o papel da faculdade”, a professora discorreu um pouco sobre a sua trajetória como educadora e reitora de uma das universidades mais populares no Estado.

Amanda Praia

A advogada; vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) e articulista do Portal O Convergente, Amanda Praia fala: “Lugar de mulher é na política sim, se assim ela quiser, mas se não houver programas de inciativa pública e incentivos fiscais para que isto ocorra, muitas vezes o seu lugar de escolha fica vinculado ao acaso. Contraditoriamente uma sociedade formada sob a égide do machismo, como a brasileira é, tem nas mulheres a maioria do seu eleitorado. E a contradição segue, porque apesar dos números e estatísticas apontarem tal índice, ainda assim continuamos sub-representadas nos espaços políticos. ”

Kátia Lima

Doutora em Saúde Pública, especialista em Saúde Indígena e pesquisadora do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e articulista do Portal O Convergente, Katia Lima, fez participação no quadro ‘Debate Político’ para falar sobre o tema “Políticas Públicas para os Povos Indígenas”.

Em termos de nomenclatura, [o Dia dos Povos Indígenas] passa a dar uma definição mais ampla em relação ao grande número de povos indígenas que temos no Brasil. Quando se usa a palavra “índio”, é um termo muito genérico”, afirmou a pesquisadora do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Liliane Araújo

Comunicóloga, com 12 anos de atuação em TV como repórter, editora e apresentadora, a jornalista e foi candidata ao cargo de deputada federal, Liliane Araújo (Avante), atualmente apresentadora do programa ‘Tarde na Onda’, canal 8.2, foi a convidada do quadro “Debate Político”, do Portal O Convergente. Na ocasião, a comunicadora falou sobre temas como “Mulheres na Política” e “Empreendedorismo”.

Em questão de prioridades e políticas públicas, a pré-candidata afirma que sua principal bandeira é defender e atender as necessidades das mulheres quanto ao mercado de trabalho, educação, saúde, sobretudo aos direitos e justiça da mulher. Além disso, Liliane também frisou que vai representar as causas de pessoas portadoras de deficiência física e intelectual.

A gente precisa trabalhar as políticas públicas de atenção às pessoas com deficiência, independente se é física ou intelectual, porque essas pessoas já estão marginalizadas, já estão deixadas de lado pela sociedade”, pontuou Liliane Araújo.

Maria Rute Luna

O Convergente, entrevistou em 2022, para o quadro “Debate, Política e Poder”, a socióloga e mestra em Política Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maria Rute Luna. Durante o bate-papo, transmitido ao vivo nas redes sociais, a convidada falou sobre temas importantes como governança, política e empoderamento feminino.

“A mulher está ocupando espaços e cargos em diversas instituições, tanto na esfera política quanto na econômica, mas estes patamares devem ser muito mais abertos e envolvidos pelo público feminino”. “A distribuição dos direitos iguais ainda não ocorre na sociedade. O salário da mulher continua sendo inferior ao do homem, por mais que ela ocupe o mesmo cargo. E isso pode ser comprovado através de pesquisas, de estatísticas. […] O empoderamento feminino, em algum momento, ainda se torna uma questão não válida. O machismo está camuflado, mas ainda existe”, pontuou a mestra em Política Social da UFAM.

Maria do Carmo

‘Eu sou boa aluna e aprendo rápido’. A frase é da reitora da Fametro, ela foi candidata à primeira suplência ao Senado Federal, Maria do Carmo Seffair, que esteve ao lado do ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), na corrida eleitoral de 2022. Na entrevista concedida ao Portal O Convergente, no quadro “Debate Político”, Seffair discorreu sobre suas experiências a frente da universidade Fametro e de como é sair do campo da educação para a política. Ela também falou o quanto tem aprendido sobre política junto a Arthur Neto, que ela o considerou como um mestre, além de discorrer sobre o desenvolvimento do Amazonas e da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Eu acho que uma mulher pode ser poderosa dentro de sua casa, quando ela cria seus filhos, ela educa eles, quando ela cuida da casa para que o marido trabalhe. Às vezes as pessoas me perguntam por que mulher não vota em mulher, e hoje nós somos 53% do eleitorado. Por que mulher não vota em mulher? Eu penso que é uma questão de confiança, não basta ser mulher, tem que ser competente, mostrar que estar ali em sintonia com o pensamento das mulheres, a m das mulheres, e frequentemente a gente se decepciona com as mulheres que são eleitas. Eu não nasci para ser coadjuvante, eu sou protagonista, não vou entrar para fazer figuração”, pontuou Maria do Carmo.

Jacqueline Pinheiro

“Vou trabalhar para conquistar o meu mandato”. A frase foi dita pela vereadora professora Jacqueline Pinheiro (União Brasil), durante entrevista para o quadro “Debate Político”, do O Convergente, a mesma pontua sobre suas expectativas quando concorreu a uma vaga como deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em 2022.

Foram assuntos abordados no debate, a presença feminina na política e como tem sido a trajetória da vereadora ao longo desse período, bem como ações voltadas para a educação, para melhorias de políticas públicas na área rural da capital e outros feitos alavancados por meio de suas emendas parlamentares.

Eu acho que o mandato é para isso, para a gente contribuir com as comunidades, fazer o nosso melhor. O mandato a serviço das pessoas”, ressaltou a vereadora.

Elisabeth Valeiko

Presença feminina na política, eleições 2022 e vida pública, foram alguns dos assuntos debatidos com a presidente do PSDB Mulher Amazonas, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e com a ex-deputada federal Conceição Sampaio, durante a entrevista no quadro “Debate Político”, do Portal O Convergente.

O que faz uma mulher vir para política? Causas. É isso que nos aproxima da política. É quando nós entendemos que, nós mulheres, queremos dar a nossa parcela de colaboração, mas não só sentar, por ser mulher, esquentando uma cadeira. Negativo.”

Outras importantes mulheres que deixaram sua marca no O Convergente:

Cynthia Blink: Jornalista, que é reconhecida como uma profissional de credibilidade no âmbito do jornalismo amazonense – Desafios do Jornalismo e lançamento do livro ‘Jornalismo na Real’ foram temas do ‘Erica Lima Conversa’, com a jornalista Cynthia Blink.
Anne Moura: Secretária Nacional de Mulheres do PT – Debate Político: Pré-candidata a deputada federal pelo PT, Anne Moura fala sobre as eleições.
Isabela Nunes: Empresária, mentora de carreira e treinadora comportamental – “A gente viu que teve uma melhora no índice de emprego. Porém os empregos aumentaram, mas os salários diminuíram. A maioria desses empregos não são formais, a maioria está na informalidade. Então o emprego para mim ainda é algo preocupante” Especialistas debatem cenário econômico e social do Amazonas no quadro ‘Debate Político’, do O Convergente.
Flor Martinez: Médica infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia – Infectologista da Fiocruz Amazônia debate sobre cobertura vacinal no ‘Erica Lima Conversa’.
Grace Benayon: Primeira mulher a presidir a Ordem dos Advogados (OAB-AM) do Amazonas – “Nós somos um pouco mais do que homens inscritos na nossa OAB a nível nacional, são 600 mil mulheres, mas as mulheres já passaram um pouquinho nesse percentual e a gente sabe que isso mais do que nunca tem uma importância com relação a representatividade feminina. Eu fico feliz em poder representar não só a advocacia amazonense, mas toda a advocacia feminina”; Pioneirismo, atuação feminina e desafios da gestão foram temas debatidos com a presidente da OAB-AM, Grace Benayon.
Paula Litaiff: Jornalista, mestranda no PPGSCA na UFAM e diretora-executiva da revista Cenarium Eleições 2022 e os bastidores da política foram temas do ‘Erica Lima Conversa’. 

Na entrevista concedida em 2022, a jornalista ressaltou sobre a importância da leitura para agregar conhecimento, embasar o entendimento e promover o discernimento acerca de informações e do atual cenário político e social.

“Esse comportamento, muitas vezes, está atrelado e é influenciado por informações disseminadas na internet e em grupos de WhatsApp. E detalhe, não é matéria. É arte, é meme, é card. A gente precisa desconstruir isso na vida das pessoas”, disse Litaiff ao exemplificar a disseminação das fake news como forma de informações.

Litaiff também fez uma análise prévia sobre os impactos da pandemia no meio político e o uso disso como palanque nos discursos nas casas legislativas durante a entrevista no Erica Conversa.

Sobre mulheres:

“Fomos ensinadas desde a infância que as mulheres precisam de alguém para salvá-las, para protegê-las. Na verdade, o que precisamos é de respeito e oportunidade. Não queremos competir com os homens, só queremos ter o direito igual de luta por espaço e voz. Espero que as meninas e futuras mulheres compreendam que o lugar delas é onde elas quiserem e que a sociedade não pode defina-las.” Destacou Litaiff.

Joana Darc:  Primeira mulher eleita deputada estadual com o maior número de votos no Amazonas – ‘A política ainda é muito hostil para as mulheres’, diz Joana Darc ao O Convergente.

“Eu sempre tive a convicção que esse trabalho seria aprovado. O que eu não imaginava é que isso seria em 87.182 mil votos. Isso, nem nos meus melhores sonhos eu poderia imaginar”, diz deputada reeleita Joana Darc (União Brasil), durante o quadro “Debate Político”, do Portal O Convergente.

“Quando você se torna uma pessoa pública, e principalmente quando você desenvolve um trabalho em que você se posiciona e é uma voz ativa, você sempre vai ser alvo de críticas. E a política ainda é muito hostil para as mulheres. Então quando veem uma mulher com esse perfil, combativa, de se posicionar, de não ficar calada, de retrucar. A gente vê que as pessoas não estão acostumadas. Principalmente no meio político. E aí você acaba sendo alvo de ataques”, opinou a deputada.

Houzane Gonçalves: Psicóloga – Setembro amarelo: Defesa da vida e atenção à saúde mental foram temas do ‘Erica Lima Conversa’ com a psicóloga Houzane Gonçalves;
Francenilda Gualberto: Assistente social, professora, concorre atualmente ao cargo de presidência do Conselho Regionais de Serviço Social (CRESS) – Am pela Chapa 2 – Bastidores: Professora Fran Gualberto será a primeira suplente de Luiz Castro ao Senado pelo PDT.

Atuando em defesa de causas sociais e ambientais, “Professora Fran”, como é conhecida, já pontuou que levanta bandeiras com o intuito de priorizar ações e projetos voltados para as áreas da saúde, educação, desenvolvimento sustentável e setor primário.

Conceição Sampaio: Tem vasta experiência na vida política e por muitos anos atuou na área de comunicação social – ‘A população do Amazonas sabe que pode contar comigo’, afirma Conceição Sampaio;
Rebeca Garcia: Mulher, mãe, empresária, deputada por 2 mandatos e já foi do comando  da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) – ‘A gente sonha com um parlamento igualitário’ afirma Rebecca Garcia em entrevista ao O Convergente.
Vanessa Grazziotin: Com mais de 30 anos de vida pública na política, a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) – Debate Político: Vanessa Grazziotin fala das perspectivas para as eleições de 2022, a manutenção da ZFM e a criação de novos modelos econômicos no Amazonas.
__
Por July Barbosa com informações de matérias já publicadas
Revisão textual: Érica Moraes
Foto / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -