26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Desafios do Jornalismo e lançamento do livro ‘Jornalismo na Real’ foram temas do ‘Erica Lima Conversa’, com a jornalista Cynthia Blink

Ao completar 10 anos de carreira, a jornalista Cynthia Blink lança o livro “Jornalismo na Real”, onde divide com o leitor um "compilado de experiências" que só a prática do Jornalismo proporciona. Apesar de não ser um manual, a obra promete ser um "companheiro" no início do trajeto de quem está ingressando na área da Comunicação

Por

A jornalista Cynthia Blink participou na última terça-feira, 28/6, do quadro “Erica Lima Conversa”, do Portal O Convergente. Na ocasião, a jornalista, que é reconhecida como uma profissional de credibilidade no âmbito do jornalismo amazonense, falou um pouco do seu livro “Jornalismo na Real”, do qual retrata as experiências vividas por ela ao longo de 10 anos de trajetória profissional. O lançamento da obra de Blink acontecerá nesta sexta-feira, 1º/7, a partir das 19h, no Palácio Rio Negro, que fica localizado na avenida Sete de Setembro, Centro de Manaus.

Durante o bate-papo com a pesquisadora e apresentadora Erica Lima, Cynthia Blink explicou que a proposta do livro é justamente falar de jornalismo para aqueles que estão ingressando na carreira, os chamados “focas”, e também para os que demonstram interesse pela área e querem conhecer mais sobre o ofício.

“Todo mundo acaba acompanhando ou compartilhando uma notícia. Então, é importante a gente se informar sobre isso [sobre o que é Jornalismo], independente da profissão que você tiver”, destacou a comunicadora, que também ressaltou a importância da credibilidade do jornalista e explicou como funcionam os bastidores do Jornalismo.

“O que chega para o público é a gente aqui, bonitinha, entregando a entrevista, ou a matéria pronta, escrita, ou o vídeo pronto. Mas, por trás disso, há uma relação gigantesca, dependendo da proposta ali colocada, pra fazer matéria. Então, é uma luta porque você não pode dar um lado só da informação. Você tem que trazer, pelo menos, dois lados. E tudo isso em respeito ao público e também com o seu próprio trabalho, para que você mantenha essa credibilidade que você constrói”, explica.

Jornalismo na Real – A jornalista, que completou 10 anos de carreira recentemente, falou também sobre como surgiu à ideia de escrever o livro. “A ideia surgiu quando eu tinha 21 anos. Ainda estava na faculdade de Jornalismo e o Caco Barcellos foi dar uma palestra [gratuita] na Ufam”, relembrou Cynthia Blink.

A autora de “Jornalismo na Real” conta que, a partir daquele dia, após a palestra do idealizador do programa “Profissão Repórter”, da Rede Globo, decidiu que também queria devolver o que aprendeu quando completasse 10 anos de profissão e, assim, repassar seu conhecimento para quem está iniciando no Jornalismo.

Em seu livro, Cynthia Blink divide com o leitor um “compilado de experiências” que só a prática do Jornalismo proporciona. Apesar de não ser um manual, a obra em questão promete ser um “companheiro” no início do trajeto do jornalista e serve para orientar aqueles que estão vivenciando essa experiência na prática.

Acompanhe a entrevista na íntegra:

—-

Por Narel Desiree
Fotos e Capa: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -