26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Lideranças mundiais se reúnem em COP27 para discutir mudanças climáticas

Senadores e deputados federais do Brasil vão participar da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27. Bem como o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. A líder indígena Vanda Ortega Witoto, que foi candidata à deputada federal pelo Amazonas este ano, também participa do evento que começou no domingo, 6/11, e segue até o próximo dia 18

Por

Desde domingo, 6/11, vários líderes e autoridades mundiais participam da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, que acontece no Egito até o dia 18 de novembro. O encontro reúne representantes de 196 países. A líder indígena Vanda Ortega Witoto, que foi candidata à deputada federal pelo Amazonas este ano, também participa do evento. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve participar da COP27, em Sharm El Sheik, nos dias 17 e 18 de novembro.

Conforme publicação em suas redes sociais, Witoto foi ao local, juntamente com outros representantes, para falar sobre a realidade vivenciada pelos povos indígenas no Amazonas e como os impactos das mudanças climáticas os afeta.

“Estaremos na COP 27 porque não queremos que construam planos ineficientes sem resultados efetivos para as mudanças que buscamos”, disse ela antes de viajar para o local.

De um modo geral, o encontro reúne representantes de países que assinaram o Acordo de Paris, que prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa.

A intenção é renovar os compromissos assumidos, mas em seu discurso o secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu a criação do que ele classificou de Pacto de Solidariedade Climática. O novo acordo envolveria um esforço extra para reduzir as emissões ainda nesta década, com países mais ricos e instituições financeiras internacionais fornecendo fundos e auxílio técnico para ajudar as economias emergentes a acelerar a própria transição para energia renovável.

Senadores – Em reunião da Comissão de Meio Ambiente que aprovou relatório sobre impactos ambientais de ocupações ilegais na Amazônia em 2022, a senadora Eliziane Gama (Cidadania), ressaltou a importância de o Brasil cumprir as metas assumidas em edições anteriores da conferência.

“O Brasil, diante de cem países, fez compromissos que são muito importantes, como por exemplo, o desmatamento zero; a redução, até 2028, pra até 50% da emissão de gases de efeito estufa até 2030, também uma meta muito fundamental. Agora, essas metas precisam, sobretudo, serem cumpridas e, para serem cumpridas, precisam de uma ação muito enérgica por parte do governo federal, que é o responsável pela política pública”, disse a senadora.

Entre os senadores que anunciaram presença na COP27 estão os petistas, Jaques Wagner, da Bahia, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Fabiano Contarato, do Espírito Santo, e Jean Paul Prates, do Rio Grande do Norte.

A Câmara dos Deputados também terá representantes de vários partidos no evento que busca acordos internacionais em torno de ações concretas para conter o aquecimento global e enfrentar as catástrofes climáticas cada vez mais frequentes e intensas.

Ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente e ex-coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado Nilto Tatto (PT-SP) já está no Egito e, em entrevista à Rádio Câmara, afirmou que a ida à COP-27 do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e da deputada federal eleita Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, causa expectativa para a retomada do protagonismo do Brasil nos debates.

Presidente eleito – Lula foi convidado primeiro pelo governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), em nome do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, e na sequência pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo presidente do Egito, Abdul Khalil El-Sisi.

— —

Da Redação com informações da Agência Senado

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -