30.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 15, 2024

Primeira pesquisa eleitoral do ICEPAM tem grande repercussão na mídia amazonense

Diretora do ICEPAM, a pesquisadora e empresária Erica Lima, avalia como positiva e satisfatória a ampla divulgação da pesquisa eleitoral do instituto nos veículos de comunicação regional, pela confiabilidade que o levantamento trouxe em seu escopo

Por

A primeira pesquisa eleitoral divulgada pelo Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisas do Amazonas (ICEPAM), nesta sexta-feira, 3/6, para os cargos de governador do Amazonas e presidente da República teve uma grande repercussão no meio jornalístico amazonense. Mais de 20 portais e blogs, além de uma emissora de TV, deram publicidade ao levantamento, coordenado pela diretora do ICEPAM, Erica Lima.

A pesquisa, feita de forma estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, foi divulgada logo pela manhã desta sexta-feira, e trouxe o nome dos pré-candidatos que pretendem concorrer à cadeira de governador do Amazonas e à Presidência da República.

Repercussão – Entre os portais e blogs que evidenciaram os números da pesquisa do ICEPAM, além do Portal O Convergente, que publicou com exclusividade a pesquisa, estão: Portal O Poder; Pontual; BNC; CM7; AM1; Dia a Dia; Toda Hora; Manaós; a Revista Cenarium; o Manaus360; o Em Tempo; AM Post; Abutre; O Antenado; Blog do Marcell Mota; Correio Manauara; AM24h; M2 News; Flagrante, In9, Foco Amazônico; Chumbo Grosso, e o Parintins Amazonas. Além da ampla divulgação na rede de TV Tiradentes.

PesquisaConforme a pesquisa, para cargo majoritário do Amazonas, o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), apareceu liderando a pesquisa com 29,5%, porém com uma diferença mínima do atual governador, Wilson Lima (União Brasil), que teve 26,1% da intenção de votos dos eleitores. Uma diferença de apenas 3,4%.

Logo na terceira colocação apareceu o senador Eduardo Braga (MDB) ficando com 17,3%. Seguindo a ordem de classificação, apareceram o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 4,9%; a defensora Pública, Carol Braz (PDT) com 3,4%; e o ex-deputado federal Henrique Oliveira (Podemos), com 2,6%.

Já para presidente da República, o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vem despontando como as demais pesquisas realizadas por outros institutos, com 48,4% das menções. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 30,5%.

Seguindo o ranking, Ciro Gomes (PDT) surge com 4,3% dos votos e Simone Tebet (MDB) com 2,3%. A somatória dos dois é inferior ao percentual de eleitores (8,1%) que não votam em nenhum dos candidatos apresentados na amostragem ou preferem votar nulo ou branco. A pesquisa mostrou ainda que 6,4% dos eleitores não souberam dizer em que votar.

Levantamento – A pesquisa foi feita com 1.928 pessoas, em Manaus e em mais sete municípios do Amazonas, sendo eles: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Iranduba e Rio Preto da Eva, entre os dias 26 de maio e 1º de junho, e tem margem de erro de 2,23%, com intervalo de confiança de 95%.

A mesma mostrou, ainda, que 10,9% não vota em nenhum dos nomes citados ou preferem votar nulo ou branco. Outros 5,3% não souberam responder. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o Nº AM-08346/2022.

Satisfação – Para Erica Lima, o alcance com a divulgação da pesquisa eleitoral do ICEPAM em diversos veículos de comunicação regional, foi satisfatória, uma vez que ela já realizou outros tipos de pesquisa, inclusive acadêmicas, e agora caminha para a realização das pesquisas eleitorais.

“O sentimento é de satisfação. Agora é importante destacar aqui, que eu já realizei outras pesquisas e a diferença agora é porque eu estou publicando uma pesquisa eleitoral. Então essa é a grande diferença! E por ser uma pesquisa publicada dentro de uma empresa a qual eu sou a diretora, isso me traz uma grande satisfação, porque é uma trajetória se consolidando mais uma vez com um processo de mudança, e esse processo de mudança ele se iniciou lá atrás em 2018, e em 2019 a gente criou o ICEPAM e aí entramos nesse outro caminho, que é o de pesquisa eleitoral. O sentimento é de satisfação pelo resultado alcançado e eu tenho certeza que cada vez mais a gente vai realizando um trabalho com maior comprometimento”, destacou Érica.

Nova pesquisa – Sobre a realização de uma nova pesquisa, Érica Lima disse que o momento agora é de aguardar os próximos movimentos políticos para a realização e divulgação de uma nova pesquisa, porque cada pesquisa é um retrato de cada momento.

“A gente vai acompanhando, porque essa pesquisa é um retrato. Toda pesquisa é um retrato de um momento. Então a gente tem que esperar agora, e ver como vai ficar o cenário. Mas eu acredito que agora vai ter uma intensificação muito maior devido às grandes campanhas em torno das disputas aos cargos de deputados estadual e federal, governador, senador e presidente. Então acredito que não vai demorar muito para a gente vir com outras pesquisas e estar trazendo retratos do pleito deste ano aqui no Amazonas, mas também trazendo retratos do cenário nacional”, pontuou Lima.

Sobre o ICEPAMDesde o seu surgimento, em 2019, o ICEPAM vem atuando em diversas frentes de pesquisas e em 2022, inovou com o estudo dos dados baseado nas eleições de 2022, com levantamentos quantitativos e qualitativos em torno dos nomes de pré-candidatos que pretendem disputar o pleito deste ano, tanto no Amazonas, como no cenário nacional.

O ICEPAM é coordenado pela pesquisadora e empresária Érica Lima, que já tem o trabalho voltado para pesquisas reconhecido no mercado. Além disso, a empresária é proprietária do Portal O Convergente, que trabalha pautando a credibilidade na divulgação da política local e nacional, inclusive por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas por institutos confiáveis.

 

Por Edilânea Souza

Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -