O Prêmio Nacional Igualdade Inaô Amazonas, com o objetivo de reconhecer os principais nomes, instituições e meios de comunicação que atuam em prol da igualdade social e racial no país, em especial no Amazonas, ocorre no próximo dia 17 de janeiro, em uma cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Entre os indicados na premiação, de iniciativa do Instituto Nacional Afro Origem Amazonas (Inaô AM), esta à diretora do Portal O Convergente e diretora do Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisa do Amazonas (ICEPAM), Erica Lima.
A premiação, segundo o secretário nacional do Instituto Nacional Afro Origem do Amazonas, Christian Costa, é de suma importância para o Estado e para o Brasil. A cerimônia, segundo ele, entrará para a história do Estado.
“O instituto, voluntário e com pessoas trabalhando de forma voluntária, escolheu um momento para prestar uma homenagem a quem se solidariza com o tema e tentam formar e construir um Brasil igualitário”, explicou.
“A gente quer agradecer pela ajuda, pelo espaço. Não somente em abranger a importância da causa negra, mas todos os assuntos que correspondem os interesses sociais da nossa sociedade. Por isso que o prêmio igualdade contempla vários profissionais da comunicação, trabalhadores autônomos. Por justamente apregoar essa igualdade inexistente. Por justamente fazer com que o Brasil seja um país realmente que atenda a todas as camadas da sociedade. E O Convergente, não somente proporciona esse espaço, como fortalece a voz daqueles que ainda sentem dificuldade de falar sobre oportunidade e respeito”, ressaltou Christian Costa, ao falar sobre a indicação da diretora do portal O Convergente, Erica Lima, na homenagem.
A fala de Christian Costa fez referência à entrevista que ele concedeu ao O Convergente, em setembro deste ano, onde falou sobre a violência contra população negra no Brasil e as dificuldades enfrentadas. O assunto foi abordado durante o durante o quadro “Erica Lima Conversa”.
Confira:
Evento – O Prêmio Nacional Igualdade Inaô Amazonas é uma iniciativa do Instituto Nacional Afro Origem do Amazonas – Brasil e do Movimento Igualdade. O evento visa homenagear lideranças de inúmeros Estados que estão relacionadas ao tema de alguma forma. Seja na atuação direta ou indireta.
Entre os homenageados na premiação estará o prefeito Vilmar Kalunga, do município de Cavalcante, estado de Goiás, que é o primeiro representante do maior quilombo do Brasil a conquistar a conquistar uma prefeitura no país.
Além dele, educadores, profissionais autônomos, legisladores, juristas, empresários, jornalistas, portais de notícias e agentes de segurança pública serão igualmente agraciados.
O Prêmio Nacional Igualdade será realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, no Auditório Belarmino Lins, no dia 17/1, a partir das 17h.
— —
Da Redação
Fotos: Divulgação/ Ilustração: Marcus Reis