26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Serviços essenciais serão mantidos pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus durante feriado de Proclamação da República

Entre os serviços mantidos pelo Governo estão as centrais de flagrantes da Polícia Civil e atendimentos de urgência e emergência da área de saúde. Já a Prefeitura de Manaus informou que os serviços de saúde e de limpeza, além do funcionamento de feiras e mercados irão funcionar no feriado da Proclamação da República, 15/11

Por

O funcionamento dos serviços essenciais das áreas de saúde, segurança, limpeza pública, além do funcionamento de feiras e mercados serão mantidos durante o feriado nacional de Proclamação da República, na segunda-feira, 15/11, pelo Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus.

Serviços do Governo

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), as 25 unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde na capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o feriado. Estarão funcionando os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campos Sales, bairro Tarumã, e José Rodrigues, Cidade Nova, além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER).

Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do Estado.

No interior, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência funcionando diariamente em regime de plantão 24 horas.

Atendimento ambulatorial – As unidades que atendem consultas agendadas, de segunda a sexta-feira, como Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis), Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e Policlínicas retornam às atividades na terça-feira, 16/11. Os hospitais das fundações de saúde manterão seus atendimentos de emergência e de internação em plantão 24 horas, no fim de semana e feriado.

A FCecon também manterá no feriado o atendimento dos pacientes agendados para sessões de quimioterapia. O atendimento ambulatorial e laboratorial das fundações retornará na terça-feira.

Hemoam – A coleta na sede do Hemoam funcionará normalmente no sábado, 13/11, das 7h às 18h. No domingo, 14/11, e na segunda-feira 15/11, feriado, não haverá coleta.

Segurança – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informa que, no feriado da Proclamação da República, as Centrais de Flagrantes (1°, 6°, 14° e 19° DIP) e as Especializadas – Homicídios e Sequestros (DEHS), Apuração de Atos Infracionais (Deaai), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), Crimes contra o Turista (DECCT) e Crimes contra a Mulher (DECCM)-Plantão de Vulneráveis – irão funcionar normalmente, em regime de plantão 24h.

Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normais, a partir da terça-feira, 16/11, das 8h às 17h.

Espaços culturais – Todos os espaços culturais coordenados pelo Governo do Amazonas funcionarão normalmente até o domingo, 14/11. Na segunda-feira, 15/11, os espaços estarão fechados para manutenção.

Serviços da Prefeitura de Manaus

Na área da Saúde, a maternidade Dr. Moura Tapajóz e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Manaus) funcionarão em regime de plantão.

Também o programa de profilaxia da raiva humana terá atendimento das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, Flores, zona Centro-Sul, ao lado da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

A clínica da família Carmen Nicolau, no Lago Azul, zona Norte, estará aberta no sábado, 13/11, domingo,14/11, e segunda-feira, 15/11, no horário das 8h às 18h, para atendimentos gerais em Atenção Primária.
Não haverá vacinação contra a Covid-19 nos pontos administrados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Comércio – A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio informal (Semacc) informa que o funcionamento das galerias populares, shopping Phelippe Daou, mercado municipal Adolpho Lisboa e das quatro feiras abastecedoras de Manaus terão alguns horários diferenciados.

As galerias populares Espírito Santo, na rua Joaquim Sarmento, esquina com a 24 de Maio e a dos Remédios, na rua Miranda Leão, ambas no Centro, funcionarão de 8h às 14h. O shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, também abre das 8h às 14h.

O mercado municipal Adolpho Lisboa, o “mercadão”, no Centro, também tem funcionamento diferenciado neste feriado, operando somente de 6h às 12h.

Nas quatro principais feiras abastecedoras de Manaus, os horários serão os seguintes: feira municipal Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna) e feira municipal da Banana, ambas no Centro, funcionam de 2h às 18h, todos os dias. A feira municipal do Produtor, da zona Leste, funciona das 4h às 18h. Já a feira municipal da Panair, bairro Educandos, zona Sul, por conta do terminal pesqueiro, funciona 24 horas por dia.

Limpeza – Neste sábado, 13/11, os trabalhos de limpeza pública da Prefeitura de Manaus avançam na área da zona Norte. Mais de 500 homens da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) vão executar um mutirão de ações no conjunto Viver Melhor 1. No local, estarão equipes de capinação, poda de árvores, remoção de entulhos e pintura.

No domingo, 14/11, a Semulsp realiza o transbordo de resíduos sólidos, retirados do rio Negro. O material recolhido de toda encosta da orla do rio Negro será transportado do porto Trairi, no Santo Antônio, zona Oeste, até o aterro sanitário municipal, localizado no quilômetro 19, da rodovia estadual AM–010 (Manaus – Itacoatiara).

Na segunda, 15/11, a secretaria terá expediente normal com serviços de coletas e remoção, com plantão para ações de varrição, capinação e limpeza de igarapés nas principais vias e pontos estratégicos.

— — —
Da Redação com informações da Secom e Semcom

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -