26.3 C
Manaus
terça-feira, junho 18, 2024

Relator da CPI da Saúde da Aleam será ouvido no Senado nesta terça-feira, 29/6

Fausto Júnior deverá apresentar o relatório final da CPI da Saúde, da Aleam, que aponta irregularidades em contratos do governo na área da saúde de 2011 a 2020

Por

O deputado estadual Fausto Júnior (MDB) embarca na tarde desta segunda-feira, 28/6, para Brasília onde prestará depoimento na CPI da Covid do Senado amanhã, às 9h. Relator da CPI da Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado vai acompanhado do advogado Wagner Costa.

Fausto Júnior deve reforçar as informações do relatório final da CPI da Saúde da Aleam, que descobriu irregularidades na Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), antiga Susam. Segundo o parlamentar, foram analisadas mais de 10 mil páginas de documentos em contratos firmados pela Secretaria de Saúde entre os anos de 2011 a 2020.

Fausto informou que levará à CPI da Covid o mesmo documento que foi entregue ao Ministério Público Federal (MPF), à Polícia Federal (PF) e aos Tribunais de Contas do Amazonas e da União. O documento está sendo usado pelo MPF e pela PF para desencadear a Operação Sangria.

“São 250 páginas que apontam nomes com suspeitas de envolvimento no desvio de recursos públicos na Saúde”, afirmou o deputado.

No sábado, 19/6, o deputado estadual, que é do MDB, esteve reunido com um dos membros titulares da CPI da Covid e presidente regional da sigla no Amazonas, senador Eduardo Braga no escritório do parlamentar em Manaus.

Convocação – O requerimento de convocação do deputado Fausto é de autoria do senador Marcos Rogério (DEM-RO), que destacou que desde 2020, o governo do Amazonas é alvo de investigações coordenadas pela Polícia Federal referentes a fraudes em aquisições emergenciais e desvio de recursos públicos destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. A convocação de Fausto Júnior foi aprovada em 16 de junho.

Além de Fausto Júnior, o deputado estadual Delegado Péricles (PSL), que presidiu a CPI da Saúde da Aleam, também foi convocado. Conforme a assessoria de imprensa do parlamentar, a ida de Péricles à CPI da Covid do Senado ainda não tem data definida.

Para o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), os dois deputados do Amazonas têm muito a dizer. “Principalmente Fausto Júnior”, disse Omar Aziz, que atuou como governador do Amazonas de 2010 até 2014.

 

—–
Por Lana Honorato
Foto: Noa Magalhães, Jardel Sald e reprodução da internet

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -