26.3 C
Manaus
terça-feira, julho 16, 2024

Wilker Barreto acusa Aleam de blindar Wilson Lima diante do caos da pandemia

Deputado estadual acusou os demais parlamentares de se isentarem diante dos diversos indícios de irregularidades cometidas pelo governador Wilson Lima no enfrentamento à Covid

Por

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) acusou a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) de se isentar de suas responsabilidades ao “blindar” o governador, Wilson Lima (PSC), e não ir a fundo nas investigações quanto aos gastos com a pandemia. A crítica do parlamentar ocorreu em função da fala do senador Marcos Rogério (DEM-RO), feita hoje, durante audiência da CPI da Pandemia. O senador sugeriu haver blindagem ao governador do Amazonas mesmo diante de diversos indícios de irregularidades.

“O senador perguntou se no Senado existe algum tipo de blindagem contra o governador, mas eu falo que a blindagem é aqui nesta casa. Vai completar dois meses que foi pedida a abertura da CPI da Pandemia e só tem três assinaturas. Isso não avança. Essa casa não move um músculo, um braço, para assinar um documento de CPI da pandemia para investigar o caminho do dinheiro e a responsabilidade de quem matou o povo”, reclamou o parlamentar durante o pequeno expediente.

Wilker afirmou que a atuação da casa legislativa é vergonhosa, uma vez que a Aleam deveria ter encabeçado a missão de investigar as ações e omissões do Governo do Amazonas e não o Senado Federal. “O líder dos democratas cobrando a convocação do governador do estado do Amazonas. O que é vergonhoso é que isso era para estar sendo feito por nós. Quem tem a prerrogativa de investigar o Estado é esta casa. Nós estávamos aqui e acompanhamos o que foi o colapso do oxigênio”, cobrou.

A cobrança não foi acolhida como sendo relevante pelos demais parlamentares, que se calaram diante da cobrança. Ao encerrar a fala, nenhum outro parlamentar se manifestou sobre a cobrança de posicionamento.

“O sentimento que eu tenho no momento é de vergonha por o parlamento se ajoelhar no pior momento da história para o nosso Estado. Essa casa está de costas para o Amazonas. Quando esta casa vai tomar as providências para apurar o caminho do dinheiro que pertence ao povo?”, questionou.

Líder em mortes – Conforme reportagem do site Poder 360, dos 27 estados brasileiros, o Amazonas é o líder em número de mortes por Covid-19 por milhão de habitantes, com 2.980 óbitos causados pelo coronavírus. A média brasileira de mortes pelo coronavírus é de 1.911. Se fosse um país, o Amazonas estaria empatado com a Hungria, líder mundial em mortes causadas pela Covid por milhão de habitantes.

— —
Por Izabel Guedes

Imagem: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -