29.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 15, 2024

Concursados reclamam nomeação e entrega de novas instalações do HUGV

Manifestantes reivindicam a convocação dos aprovados no concurso público de 2019 e também ainda a inauguração das novas instalações do hospital universitário que, embora concluído, ainda não foi entregue à população

Por

Concursados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) de 2019 fizeram uma manifestação na tarde desta segunda-feira, 3/5, em frente o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) para cobrar a convocação dos aprovados e também para reivindicar a inauguração das novas instalações do hospital universitário que, embora concluído, ainda não foi entregue à população.

Segundo uma das integrantes da comissão estadual dos aprovados do concurso da EBSERH, Silvia Adriana, o certame está homologado há mais de um ano e até o momento não há uma perspectiva de quando os profissionais serão chamados para tomar posse e começar a exercer suas funções.

“Essa semana nós completamos um ano de concurso e nada de tomarmos posse. Nosso concurso está sendo premiado por um contexto totalmente atípico, porque poderíamos ter ajudado nos momentos mais agudos da pandemia, mas não pudemos porque mesmo com o concurso homologado não fomos nomeados. O Governo Federal expôs algumas restrições de gastos públicos que implicariam diretamente na possibilidade das nossas convocações no início de março de 2020 e, mais adiante com um decreto de enfrentamento ao coronavírus e outras restrições, nós acabamos sendo afetados no decorrer do ano todo”, explicou.

Diante disso, conforme Silvia, os aprovados no concurso em todo o país resolveram se mobilizar e, por meio das comissões estaduais, lutar pela possibilidade de que as contratações ocorram.

“Estamos agindo ativamente para que isso aconteça. Tivemos ganho na Câmara do Deputados depois de muita pressão e, no dia 14 de abril, foi sancionada a lei que possibilita que a EBSERH, que é a empresa que administra os hospitais possa nos convocar. Diante dessas conquistas nós agora pretendemos focar nas particularidades do nosso Estado, do nosso HUGV”, afirmou.

A EBSERH administra 40 hospitais universitários em todo o país, entre eles o HUGV.

HUGV – Além da convocação, os concursados pressionam para que a nova estrutura do HUGV seja inaugurada. De acordo com Silvia, a inauguração foi anunciada desde 2019, depois o presidente Jair Bolsonaro esteve em Manaus em outubro de 2020 e anunciou a inauguração para março de 2021, o que não ocorreu.

“Nós já recebemos notícias de que não vai acontecer agora porque a EBSERH já pediu um prazo mais dilatado para a inauguração. O sistema público de saúde precisa da manutenção dos seus serviços e nós temos uma listagem de mais de 1.000 aprovados que poderiam estar dando assistência, mas não estão porque não temos um posicionamento positivo em relação a essa inauguração. Nós temos o direito legítimo de sermos convocados para o concurso que passamos e a população amazonense tem o direito legítimo de receber esse serviço”, finalizou.

Confira galeria:

— —

Da Redação

Fotos: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -