26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 24, 2024

O Convergente estreia ‘Debate Político’ tratando sobre ilegibilidade presidencial e instalação de CPIs

Quadro fixo será veiculado todas as segundas-feiras, às 17h, no perfil do Instagram de O Convergente

Por

O portal O Convergente estreou nesta segunda-feira, 12/4, o quadro fixo “Debate Político”, com transmissão ao vivo pelo Instagram. Os assuntos principais discutidos no primeiro programa foram a ilegibilidade do ex-presidente Lula e a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI).

Toda discussão política foi pautada no processo democrático de opiniões tendo embasamento no âmbito jurídico com o defensor público, professor universitário e doutor em Direito Constitucional, Maurilio Maia. O programa foi apresentado pela pesquisadora, Erica Lima.

O primeiro tema foi o movimento que trouxe grandes discussões para o cenário político brasileiro e que cogita um possível retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cenário de disputa presidencial em 2022. Erica Lima e Maurilio Maia dialogaram de forma didática para o público entender os bastidores do que levou a anulação das condenações de Luís Inácio Lula da Silva, nos processos da operação “Lava Jato”.

Maurilio explicou que os indícios de erros na forma processual do caso ocasionaram a reviravolta no caso Lula. “Por isso, toda cautela é pouca quando se trata da inocência das pessoas. Por conta disso, levar a sério a aplicação de pena, principalmente as que envolvem a prisão, já que o tempo não volta atrás. Esse é um tema de muita importância para debatermos, não só com emoção, mas com razão, números e fatos.”, explicou Maia.

A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado sobre ações e omissões do Governo Federal na pandemia também foi debatida na live. Maurilio Maia ressaltou que é importante apurar a responsabilidade de todas as esferas federativas no que tange ao manuseio de verbas recorrente ao enfrentamento da pandemia.
“Agora, caso venha acumular todas as esferas numa só CPI, esse trabalho vai acabar em pizza. É uma visão bem negativa e ninguém que se preocupa com a democracia e com a República quer que termine em pizza.”, disse Maurilio.

Ao final da live, Erica Lima reforçou que objetivo do “Debate Político” é levar o cidadão a pensar, a ampliar seu ponto de vista e ter acesso aos mais diversos lados da informação.

Saiba mais sobre a CPI da Covid:

“Bolsonaro manobra e sugere que pressão sobre Supremo pode inviabilizar CPI”

“Presidente do Senado deve ler requerimento para instalação de CPI da Covid nesta terça”

 

— —
Por Juliana Freire

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -