27.3 C
Manaus
terça-feira, julho 16, 2024

PC-AM ignora ordem judicial e autoriza a vacinação de servidores administrativos da instituição

Juíza federal determinou a imunização de cinco mil servidores da Segurança Pública que atuam na linha de frente de combate à Covid-19

Por

Policiais civis do Amazonas lotados em setores administrativos da Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) estão recebendo a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Fora do grupo prioritário do Plano de Vacinação contra a Covid-19, os policiais estão passando à frente de outros profissionais da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) que realmente estão atuando na linha de frente no combate ao vírus.

Segundo denúncia anônima feita ao portal O Convergente, todos servidores que trabalham na administração da Delegacia Geral estão sendo beneficiados com a imunização. “Somos mais de 14 mil servidores da Segurança Pública no Amazonas e a Justiça autorizou apenas cinco mil doses para a classe. Muitos combatentes, que realmente estão na linha de frente, ainda não receberam a vacina”, criticou o denunciante.

Determinação judicial – No dia 27 de março deste ano, a juíza federal Jaíza Fraxe determinou que cinco mil doses de vacina, que faziam parte de reserva técnica da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), fossem distribuídas para profissionais de segurança que atuam na linha de frente do combate à pandemia. No dia seguinte à decisão, policiais militares, civis e bombeiros militares começaram a ser imunizados.

Ainda segundo a sentença da magistrada, policiais que trabalham no administrativo e interno, em regime home office, que possuem comorbidades, comissionados e terceirizados, não estariam incluídos neste parâmetro e, caso sejam vacinados, estariam sujeitos a pena de responsabilidade administrativa, civil e criminal, na condição de ‘fura-filas’.

Na ocasião foi determinado também que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) definisse quem seriam os profissionais a serem vacinados.

Questionada pela reportagem, a PC-AM respondeu em nota que os setores administrativos da instituição também estão atuando na linha de frente de combate ao coronavírus, o que os credenciaria a recebimento da vacina.

Confira a íntegra da nota:

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informa que no dia 28 de março deste ano, o Governo do Amazonas iniciou a vacinação de combate à Covid-19 das Forças de Segurança e Salvamento do Estado. Com isso, delegados, comissários de polícia, investigadores e escrivães iniciaram seu processo de imunização.

Em decorrência do afastamento dos grupos de risco, inúmeros policiais que estão em setores administrativos da PC-AM, também estão atuando na linha de frente de combate ao novo coronavírus, o que os credencia a receberem a vacina.

 

Por Lana Honorato
Foto: Divulgação SSP-AM e PC-AM

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -