26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 24, 2024

Prefeita de Coari nomeia ex-vice-prefeito cassado como secretário municipal

A nomeação seria uma compensação ao vice-prefeito cassado, Keitton Pinheiro após o TRE cassar a gestão dele e do prefeito, Adail Filho.

Por

A vereadora Dulce Menezes (MDB), prefeita interina do munícipio de Coari (a 362 quilômetros de Manaus), nomeou o ex-vereador e vice-prefeito eleito da cidade, Keitton Pinheiro (PP) como secretário municipal de governo do município. Ele, que também é ex-presidente da Câmara Municipal de Coari, disputou as últimas eleições como vice na chapa do primo, Adail Filho (PP), mas o mandato de ambos foi cassado no final do ano passado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

A nomeação, segundo fontes do O Convergente, é uma espécie de “acalanto” ao vice-prefeito cassado após a decisão do TRE de impugnar a chapa Adail Filho/ Keitton Pinheiro. Os dois foram eleitos nas últimas eleições municipais, mas não puderam assumir o mandato devido ao entendimento da corte eleitoral de que se tratou de um terceiro mandato de Adail Filho. A decisão da corte estabelece ainda que seja realizada uma nova eleição no município.

Desde então a vereadora Dulce, tia de Adail, assumiu interinamente a prefeitura da cidade e foi a responsável por fazer a nomeação de Keitton ao atual cargo. A nomeação consta em um decreto municipal publicado no dia 7 de abril deste ano. Conforme o Diário Oficial do Município, Keitton deveria assumir o cargo na mesma data de sua publicação.

Outras nomeações – Keitton, apesar de não ter parentesco direto com a atual prefeita, faz parte do vínculo familiar de Dulce, que já foi denunciada pela prática de nepotismo ao nomear familiares a cargos na prefeitura a cidade.

Em março deste ano, uma denúncia protocolada na Promotoria de Justiça de Coari e no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) indica a prática do crime de nepotismo praticado pela prefeita em exercício ao empregar sete parentes em cargos públicos associados à Prefeitura de Coari.

Em sua defesa na época, Dulce Menezes afirmou que alguns servidores mencionados na denúncia já faziam parte da estrutura do executivo municipal desde a gestão anterior. Segundo a prefeita em exercício, uma reorganização administrativa seria feita. Ela se comprometeu também em exonerar os parentes dos cargos públicos.

Sobre a atual nomeação, a reportagem tentou contato com Dulce Pinheiro por ligação e mensagens de texto pelo aplicativo WhatsApp, no número (97) XXXX-9385, mas até o fechamento desta matéria a reportagem não obteve retorno.

Por Izabel Guedes  

Foto: Divulgação

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -