Dias após eleição, governador interino exonera comissionados em Roraima

Em nota, o Executivo afirmou que o objetivo é tornar a administração "mais eficiente e orientada para resultados"

Por

O governador em exercício de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos), determinou a exoneração de todos os servidores ocupantes de cargos comissionados da administração pública estadual. A medida foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (24), três dias após a realização da eleição suplementar para o Governo de Roraima.

O decreto estabelece que a exoneração atinge os ocupantes de cargos em comissão da administração direta e indireta do Executivo estadual. Permanecem nos cargos apenas os secretários de Estado, secretários adjuntos e funções de mesmo nível hierárquico.

O governo estadual informou que a medida faz parte de um processo de reorganização administrativa voltado ao redimensionamento da estrutura da máquina pública. Segundo a gestão, a revisão dos quadros funcionais permitirá identificar a real necessidade de pessoal em cada órgão e abrir espaço para futuras nomeações por meio de concursos públicos.

Em nota, o Executivo afirmou que o objetivo é tornar a administração “mais eficiente e orientada para resultados”, acrescentando que a substituição de cargos comissionados por servidores concursados busca ampliar a transparência e melhorar a prestação dos serviços públicos.

No decreto, a administração justifica a decisão pela necessidade de promover uma atualização e adequação da estrutura organizacional do Estado. A determinação entrou em vigor na data da publicação.

A medida foi anunciada poucos dias após a eleição suplementar realizada no estado, na qual Soldado Sampaio disputou o cargo de governador, mas foi derrotado pelo candidato Arthur Henrique (PL). Sampaio ocupa interinamente o comando do Executivo desde a cassação do mandato do ex-governador Edilson Damião (União Brasil).

Assembleia também promove exonerações

Um dia antes da publicação do decreto do Executivo, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR), Jorge Everton (União Brasil), assinou ato administrativo exonerando todos os servidores ocupantes de cargos comissionados da Casa Legislativa.

A medida atingiu 316 cargos e também ocorreu após o pleito suplementar. Jorge Everton apoiou a candidatura de Soldado Sampaio durante a campanha.

Órgãos estaduais acompanham decisão

Além da administração direta, órgãos da estrutura estadual também adotaram medidas semelhantes. No Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), o diretor-presidente Antônio Diego Parente Aragão publicou portaria determinando a exoneração dos ocupantes de cargos comissionados vinculados à direção e assessoramento da autarquia.

A portaria também extinguiu funções gratificadas concedidas a servidores do órgão, afetando diferentes níveis de gratificação. O documento não informa o número de servidores alcançados pela decisão.

As exonerações também foram estendidas ao Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) e ao Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper-RR), como parte do processo de reestruturação administrativa anunciado pelo governo estadual.

Leia mais: Mesmo derrotado nas urnas, Soldado Sampaio permanece como governador interino de Roraima

______

📲 Quer receber as principais notícias direto no WhatsApp? Acesse o canal do O Convergente e acompanhe informação com agilidade, credibilidade e conexão com os fatos.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -