28.3 C
Manaus
sábado, fevereiro 14, 2026

UEA e MPAM iniciam avaliação de acessibilidade no Carnaval 2026

Projeto CheckAcesso mapeia estrutura do Sambódromo para garantir inclusão de pessoas com deficiência

Por

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) iniciaram, nesta quinta-feira (12/2), a primeira ação do projeto CheckAcesso durante o Carnaval 2026, em Manaus. A iniciativa busca mapear as condições de acessibilidade em grandes eventos e assegurar maior participação de pessoas com deficiência.

A ação ocorre no Sambódromo de Manaus e segue até este sábado (14/02). O projeto integra o programa Mais Acesso e será desenvolvido ao longo de todo o ano de 2026.

O checklist contempla desde exigências legais, como acessibilidade arquitetônica, circulação interna, sanitários adaptados e sinalização, até boas práticas consideradas diferenciais para ampliar a inclusão. Após a consolidação das informações, os dados serão encaminhados ao MPAM, que ficará responsável pelas tratativas e eventuais cobranças junto aos organizadores.

A proposta é ampliar o monitoramento para além dos eventos públicos, alcançando também iniciativas privadas, fortalecendo a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência em Manaus.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -