34.3 C
Manaus
quinta-feira, setembro 11, 2025

Cármen Lúcia afirma que ataques de 8 de janeiro “não foram acontecimentos banais”

A ministra do STF ressaltou a gravidade dos fatos envolvendo o 8 de janeiro

Por

A ministra Cármen Lúcia, da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou nesta quinta-feira, 11, que os ataques ocorridos em 8 de janeiro de 2023 não foram acontecimentos banais e não podem ser tratados como “eventos corriqueiros”.

Em seu voto no julgamento dos réus acusados de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ministra ressaltou a gravidade dos fatos.

Leia mais: Voto de Cármen Lúcia no STF deve definir condenação ou absolvição de Bolsonaro na tarde desta quinta

“Quero registrar, no final, que o 8 de janeiro de 2023 não foi um acontecimento banal, depois de um almoço de domingo, quando as pessoas saíram para passear”, afirmou Cármen Lúcia.

A ministra classificou os ataques como “inéditos e infames” e ressaltou que resultaram de um conjunto de ações ocorridas ao longo de um ano e meio, conduzidas por práticas criminosas que visavam o vandalismo e a insurreição contra as instituições democráticas.

“O inédito e infame conjunto de acontecimentos havidos ao longo de um ano e meio para insuflar, maliciar, por praticas variadas de crimes condizentes ao vandalismo, haveria de ter uma resposta no direito penal”, classificou a ministra.

Ela lembrou que a gravidade dos atos levou a uma resposta do sistema judicial, conforme anunciado na época pela então presidente do STF, ministra Rosa Weber, durante a abertura do ano judiciário de 2023, apenas três semanas após os ataques à sede da Corte e a outros bens jurídicos.

O julgamento da Primeira Turma, que também envolve outros sete réus, ainda está em andamento, e o voto de Cármen Lúcia pode ser decisivo para formar a maioria e definir a condenação ou absolvição dos acusados.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -