26.3 C
Manaus
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Debate Político: Capitão Carpê opina sobre ‘nomeações polêmicas’ do prefeito e revela projetos do PL-AM para 2026

O vereador de Manaus foi o primeiro entrevistado de 2025 no programa Debate Político

Por

O primeiro programa Debate Político, do O Convergente, de 2025 foi ao ar nessa terça-feira (4), com uma nova temporada de entrevistas de políticos amazonenses. Estreando o programa, a apresentadora Letícia Barbosa recebeu o vereador de Manaus, Capitão Carpê (PL). O programa é exibido todas as terças-feiras, às 20h30, com transmissão pelo canal 8.2 da TV aberta e pelo youtube da Rede Onda Digital.

No início do programa, Capitão Carpê comentou sobre o aumento de vereadores na bancada do PL da Câmara Municipal de Manaus. “O fortalecimento do PL na Câmara Municipal de Manaus muito me agrada. […] Estou como líder do PL na Câmara e à disposição para continuar na liderança do partido”, iniciou.

Segundo ele, a eleição dos candidatos do PL ocorreu por uma ‘explosão de votos da direita’. Na nova legislatura, o PL possui 4 representantes na CMM: Capitão Carpê, Coronel Rosses, Sargento Salazar e Raiff Matos.

“Essa explosão do voto da direita, principalmente em Manaus que é uma capital bolsonarista, Sargento Salazar e Coronel Rosses vem encabeçando essa pauta da direita, muito forte, e da segurança pública também”, afirmou. “Antes eu era uma voz solitária na Câmara Municipal de Manaus […], principalmente quando era segurança pública. Hoje temos Sargento Salazar, Coronel Rosses, Rodrigo Sá também […]. Não me sinto enfraquecido”, alegou.

Presidência da CMM

O vereador também foi questionado sobre a opinião com a volta de David Reis (Avante) na presidência da Casa. Mesmo não tendo votado no parlamentar, Carpê alegou que espera que o vereador faça uma boa gestão, diferente da anterior, que foi marcada por polêmicas.

“Me dou super bem com ele, mas como gestor, deixou muita coisa falhar. Ele está aí como novo presidente, não votei nele, mas espero que essa gestão nova seja diferente de quando ele assumiu pela primeira vez”, disse.

Em relação a proximidade entre CMM e Prefeitura de Manaus, Carpê pontuou que a Câmara é um ‘puxadinho’ da Prefeitura. Um exemplo disso seria a escolha da Mesa Diretora da Casa, composta por grande parte da base aliada ao prefeito David Almeida (Avante).

“A Câmara Municipal de Manaus é e continua sendo um ‘puxadinho’ da Prefeitura. Quem assumiu a presidência, não só a presidência mas também a Mesa Diretora, é da base do prefeito. O presidente faz parte da tropa de defesa do prefeito na Câmara Municipal”, destacou.

Novos secretários

Ao ser questionado sobre a escolha de secretários da Prefeitura de Manaus, Capitão Carpê classificou as nomeações como ‘acordos políticos’.

Conforme noticiou O Convergente, o prefeito de Manaus David Almeida nomeou pessoas ligadas à primeira-dama, além de nomear ex-vereadores aliados que não conseguiram êxito nas urnas.

“Isso são acordos políticos. Todas as pessoas que foram nomeadas, estiveram com ele na campanha. […] Estou mais acompanhando para ver como vão se sair nas pastas”, disse.

Eleições 2026

Faltando pouco mais de um ano para as eleições gerais, o cenário político já começa a se movimentar. De acordo com Capitão Carpê, ele tem o objetivo de se candidatar ao cargo de deputado estadual, no entanto, está focado no mandato de vereador.

“É um pouco cedo para falar de 2026. Óbvio que dizemos que termina uma eleição e você começa a pensar em outra, mas, eu por exemplo, estou no meu segundo mandato, ainda nem retornamos do recesso parlamentar”, disse. “Tenho essa possibilidade de vir novamente como deputado estadual, haja vista que já viemos em 2022”, afirmou.

Sobre o planejamento do PL, o vereador comentou que existe uma projeção nacional do partido, que é ter um representante para disputar as eleições presidências. No Amazonas, o partido se prepara para lançar um candidato ao Senado e outro ao Governo do Amazonas.

Ainda de acordo com o vereador, o nome do deputado federal Alberto Neto é forte para a vaga de candidato ao Senado pelo PL-AM.

“O PL é um partido gigantesco no Brasil ´[…], óbvio que o PL tem um projeto nacional e é lançar um candidato à presidente da República […]. Dentro dessa projeção, o Amazonas tem uma participação, o Capitão Alberto Neto – certamente escolhido pelo presidente Bolsonaro – ele é um possível candidato a senador. Acho que tem muita condição de ser esse candidato, não só do PL, mas para a direita”, revelou.

“Para o governo, acredito que o PL terá também um candidato, assim como deputados estaduais e federais. O que eu posso alegar é que o Capitão Alberto Neto está pronto e preparado e certamente tem cogitado essa possibilidade de ser candidato a senador”, afirmou.

Jogo das Cartas

O tradicional Jogo das Cartas do Debate Político está de volta na 3ª temporada! Estreando o quadro, o vereador sorteou as imagens de três políticos de Manaus.

O primeiro foi o rosto do vereador Diego Afonso (UB), o qual ele classificou como ‘aliado’. De acordo com ele, Diego Afonso assumiu como uma voz de liderança da oposição nos últimos meses dentro da CMM. “Vejo como um ótimo político, é aliado”, opinou.

A outra carta sorteada foi a do vereador Professor Samuel (PSD). Segundo Carpê, ele não possui tanto contato com o colega de Parlamento, que protagonizou um momento polêmico na Casa ao afirmar que ‘merenda não é almoço’. “Apesar de não ter tanto contato com ele, ele foi bem infeliz com o comentário naquela época. […] É um representante que usa o nome como professor, mas é ali da primeira linha da tropa do prefeito de Manaus”, frisou.

A imagem de David Almeida foi a última sorteada pelo vereador durante a participação no quadro. Na opinião do parlamentar, o prefeito de Manaus não deve fazer diferente do que já fez no último mandato.

“Como gestor, deixou muito a desejar. Empréstimos absurdos endividando Manaus, não entregou as 10 mil ruas, mesmo com bilhões no orçamento. […] Acredito que vai errar bastante ainda, vimos a escolha dos novos secretários e vemos que muita coisa não colou”, pontuou.

Confira o programa na íntegra:

Leia mais: TCE-AM integra programa nacional para fiscalizar o CadÚnico e combater fraudes

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -