30.3 C
Manaus
segunda-feira, janeiro 13, 2025

Adail Filho é o sexto deputado do AM a assinar PEC sobre fim da escala 6×1

PEC já conta com 206 subscrições até a tarde desta quarta-feira, 13

Por

O deputado federal Adail Filho (Republicanos) é o sexto parlamentar do Amazonas a assinar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pede o fim da jornada de trabalho conhecida como 6×1. O político se pronunciou sobre a propositura na tarde desta quarta-feira, 13. O texto já conseguiu as 171 assinaturas necessárias na Câmara e deve seguir para tramitação.

Veja também: Especialistas defendem PEC sobre fim da escala 6×1 após maioria dos deputados do AM não assinar texto

“O tema está maduro. Assinei a PEC e acredito que é mais do que necessário para que a gente possa avançar nessa discussão para que possamos dar uma nova visão de trabalhador. Não podemos confundir o trabalho com a exaustão”, declarou o deputado.

Adail se junta aos deputados federais do Amazonas Saullo Vianna (UB), Fausto Júnior (União Brasil), Sidney Leite (PSD), Amom Mandel (Cidadania) e Átila Lins (PSD). Faltam assinar Alberto Neto (PL) e Silas Câmara (Republicanos).

De autoria da deputada Erica Hilton (PSOL-SP), o texto propõe a redução de 44 horas de trabalho para 36 horas semanais, com expediente de cinco dias trabalhados e dois de folga na semana.

Para o deputado Adail Filho, o parlamento brasileiro já passou da hora de discutir sobre a PEC que, também, diz respeito à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida da população trabalhadora. O deputado pontou que o trabalhador passa muito mais tempo se deslocando até seu trabalho e a folga seria fundamental para evitar desgaste físico e mental excessivo.

“Hoje em dia, cidadão brasileiro, na sua maioria, gasta muito mais do que oito horas por dia para se descolar até seu trabalho, realizar seu tempo de trabalho. Na maioria das vezes, eles não conseguem voltar para suas casas para almoçar. A qualidade de vida, o desgaste físico e mental é muito grande. Isso precisa ser revisto e discutido na Câmara e no Senado par que a gente possa mudar a realidade do povo trabalhador do nosso país”, salientou.

Entenda 

A proposta que trata sobre o fim da escala 6×1 tem ganhado amplo apoio popular e está entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. A medida tem ganhado a adesão de políticos do país, até mesmo os da oposição.

O texto precisava de 171 assinaturas dos 513 deputados para ter protocolado na Câmara Federal, mas já conta com 206 subscrições até a tarde desta quarta-feira, 13, permitindo que a medida já possa tramitar.

Os deputados que defendem a proposta, contudo, ainda estão colhendo as assinaturas. Erika Hilton, autora principal do texto, anunciou uma coletiva de imprensa para as 17h (horário de Brasília) com o objetivo de explicar os próximos passos da PEC.

 

Por: Bruno Pacheco
Foto: Câmara dos Deputados
Revisão jurídica: Letícia Barbosa

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -