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sexta-feira, outubro 18, 2024

Transparência: O que diz a Resolução nº 23.600/2019 sobre Pesquisas Eleitorais

Independentemente do número de pré-candidatos, as empresas de pesquisa não têm obrigatoriedade de inserir todos nos estudos, que não são 'candidatos oficializados', conforme TSE

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Na política, cada voto é crucial, e entender o eleitor por trás de cada decisão é essencial. As pesquisas eleitorais se destacam como uma ferramenta poderosa que nos permite acessar as motivações e preferências dos eleitores, oferecendo uma perspectiva valiosa durante os processos eleitorais.

A cada ano eleitoral, os institutos de pesquisa promovem estudos para analisar o cenário de cada pré-candidato. Grande parte das pesquisas divulgadas na mídia apresenta dois tipos de resultados: as pesquisas estimuladas e as pesquisas espontâneas.

Ao passo que uma pesquisa bem elaborada pode revelar informações cruciais sobre a satisfação do cliente, também pode proporcionar insights sobre as intenções e opiniões dos eleitores. Independentemente do número de pré-candidatos, as empresas de pesquisa não têm obrigatoriedade de inserir todos nos estudos, que não são ‘candidatos oficializados’, conforme Resolução do TSE.

Conforme o artigo 3º da Resolução nº 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral, “a partir da publicação dos editais de registro de candidatos, os nomes de todos os candidatos que tenham solicitado registro devem constar na lista apresentada aos entrevistados durante a realização das pesquisas”. A lei não proíbe expressamente a inclusão de nomes que não são candidatos, mas obriga a presença de todos os registrados no TSE.

O objetivo reside na capacidade de antecipar o resultado de uma eleição. Além disso, as pesquisas servem como guia para jornalistas, analistas e cidadãos interessados em compreender a dinâmica das campanhas e das eleições de modo geral. Elas também oferecem informações sobre os candidatos e o impacto de suas propostas e planos de trabalho.

As pesquisas oferecem dados precisos que podem prever os resultados das eleições em todos os níveis governamentais, desde os locais até os federais, e conseguem precisamente refletir a opinião em diferentes grupos demográficos.

Ilustração: Marcus Reis

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