Um incêndio na ala de obstetrícia do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém, oeste do Pará, aconteceu na madrugada desta terça-feira (12/9). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), imediatamente foi realizada a retirada dos pacientes e chamado o Corpo de Bombeiros, que conteve o sinistro de forma rápida e iniciou o processo de resfriamento do prédio.
“Alguns pacientes inalaram fumaça e receberam atendimento no local. Todos estão fora de risco. Primeiramente, foi garantida de forma imediata a segurança dos pacientes que estavam internados no setor”, afirmou a Semsa.
Toda Unidade Hospitalar foi evacuada, os pacientes foram levados para os Hospitais Sagrada Família, Unimed e João 23, além da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e Hospital Regional do Baixo Amazonas, Dr. Waldermar Pena.
Os pacientes internados em situação de baixo risco foram alocados na Arena Estadual do Oeste do Pará, Djalma Lima, em parceria com o governo do estado.
A prefeitura informou que a causa do sinistro deve ser esclarecida pelos órgãos competentes, que realizam a perícia no local.
“A prefeitura de Santarém agradece a dedicação e a ação rápida de todos os profissionais de saúde, Corpo de Bombeiros e equipes de emergência envolvidos, bem como a compreensão e paciência da comunidade durante este momento desafiador”, conclui a Semsa.
Testemunhas informaram que ouviram o som de uma pequena explosão antes do incêndio começar, por volta de 1h10. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência, chegando no local por volta das 1h15. As chamas foram controladas e, por volta das 6h da manhã, a situação já estava totalmente sob controle. As avenidas Presidente Vargas e Marechal Rondon estão interditadas. Motoristas estão sendo orientados a procurar outras alternativas de percurso.
A mobilização para ajudar na evacuação da unidade hospitalar contou com inúmeros populares.
Nota emitida pela Semsa
“A Prefeitura de Santarém informa que na madrugada desta terça-feira, 12, por volta de 1h, ocorreu um princípio de incêndio na ala de obstetrícia, do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, que imediatamente foi realizada a retirada dos pacientes, e acionado o Corpo de Bombeiros, que já conteve o sinistro de forma rápida e imediata e realiza neste momento o processo de resfriamento do prédio.
Alguns pacientes inalaram fumaça e receberam atendimento no local. Todos estão fora de risco. Primeiramente, foi garantida de forma imediata a segurança dos pacientes que estavam internados no setor.
Toda Unidade Hospitalar foi evacuada. Os pacientes foram levados para os Hospitais Sagrada Família, Unimed e João 23, além da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldermar Pena.
Os pacientes internados em situação de baixo risco foram alocados na Arena Estadual do Oeste do Pará, Djalma Lima, em parceria com o governo do Estado.
A Prefeitura informa ainda que a causa do sinistro deve ser informada pelos órgãos competentes, que realizam a perícia no local.
A Prefeitura de Santarém agradece a dedicação e a ação rápida de todos os profissionais de saúde, Corpo de Bombeiros e equipes de emergência envolvidos, bem como a compreensão e paciência da comunidade durante este momento desafiador”.
__
Por Redação Manaós
Foto: Divulgação / Ilustração: Giulia Renata Melo
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.