No domingo (25/6), advogados de Naime pediram ao STF que o coronel não seja obrigado a comparecer à CPI do 8/1. O pedido de salvo-conduto, segundo a defesa, visa evitar que o coronel sofra “constrangimentos” emanados por parte dos integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, realizada no Congresso Nacional.
Saiba mais
Veja alguns dos depoimentos que já passaram pela CPMI de 8 de janeiro
O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, prestou depoimento, no dia 20 de junho , ressaltando sobre multas aplicadas, locais interditados e após tantas perguntas acabou gerando confusão, conforme o vídeo abaixo:
Além de Silvinei Vasques, outra autoridade foi o Leonardo de Castro, delegado da Polícia Civil do Distrito Federal que esteve na CPMI como testeminha.
Sobre os atos golpistas de 8 de janeiro
Os atos violentos registrados em dezembro de 2022 em Brasília. Sobretudo várias pessoas estavam com blusas do brasil e acamparam por semanas em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, local onde se pedia abertamente a intervenção militar sobre o resultado da eleição. Os crimes imputados são de associação criminosa e incitação à animosidade das Forças Armadas contra os poderes constitucionais.
No início do mês de junho de 2023, o STF permitiu receber mais denúncias contra pessoas envolvidas nesses atos golpistas.
Por Tatiana Nascimento
Foto: Divulgação
Leia mais: Em semana decisiva sobre inelegibilidade, Bolsonaro testa popularidade em jogo de futebol