Com 12.615 mil mortes pela Covid-19 registradas no Amazonas até esta quinta-feira, 29/4, as secretarias estadual e municipal de Saúde (SES-AM) e (Semsa), respectivamente, foram convocadas novamente pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para apresentar o Plano de Contingência para o enfrentamento da pandemia e de uma possível terceira onda da doença no Amazonas.
As secretarias foram convocadas a participar novamente de reunião nessa quinta-feira, 29/4, porque os membros da comissão não ficaram satisfeitos com os esclarecimentos prestados no último dia 7/4. Na ocasião, os gestores dos órgãos não explicaram sobre o quantitativo e sobre o armazenamento de oxigênio, medicamentos e insumos, como os “kits intubação”.
Segundo a presidente da Comissão, deputada Mayara Pinheiro (Progressistas) dessa vez os órgãos deveriam apresentar o planejamento para rastreio, identificação e monitoramento dos casos de Covid-19 na capital e no interior, além de esclarecerem sobre o abastecimento de oxigênio, bem como a capacidade de produção do insumo pelas miniusinas, concentradores portáteis e pelas plantas das empresas.
SES – De acordo com o Plano de Contingência, elaborado pela SES-AM e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o governo prevê aumento da capacidade de produção de oxigênio para 80 mil m³/dia, e de armazenamento do insumo, além de ampliar a capacidade de armazenagem de oxigênio no interior, com a aquisição de 2 mil cilindros.
Semsa – O Plano de Contingência apresentado pela Semsa mantém a estratégias de vacinação e as medidas comuns de proteção contra doenças respiratórias. O planejamento da secretaria municipal inclui diretrizes relacionadas à assistência dos usuários em unidades básicas de saúde, com oferta de exames e acompanhamento dos pacientes, inclusive por meio de telemonitoramento e terapias pós-Covid-19.
Participaram da audiência, além dos membros titulares da comissão, o Ministério Público do Estado (MPAM), Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Defensoria Pública (DPE-AM), a FVS-AM, SES-AM e a Semsa.
Covid-19 – Até essa quinta-feira, 29/4, a FVS-AM totalizou 370.184 casos da doença no Estado e 12.615 mortes. Ainda nessa quinta-feira, o Brasil alcançou a marca de 400 mil mortos pela doença.
Por Lana Honorato
Foto: Divulgação