26.3 C
Manaus
domingo, dezembro 3, 2023

SES-AM e Semsa apresentam Plano de Contingência da pandemia na Aleam

Equipes das duas secretarias de saúde participaram novamente de audiência pública na Aleam porque na primeira, os membros da comissão não se sentiram contemplados com as informações repassadas quanto a oxigênio, insumos e vacinação

Por

Com 12.615 mil mortes pela Covid-19 registradas no Amazonas até esta quinta-feira, 29/4, as secretarias estadual e municipal de Saúde (SES-AM) e (Semsa), respectivamente, foram convocadas novamente pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para apresentar o Plano de Contingência para o enfrentamento da pandemia e de uma possível terceira onda da doença no Amazonas.

As secretarias foram convocadas a participar novamente de reunião nessa quinta-feira, 29/4, porque os membros da comissão não ficaram satisfeitos com os esclarecimentos prestados no último dia 7/4. Na ocasião, os gestores dos órgãos não explicaram sobre o quantitativo e sobre o armazenamento de oxigênio, medicamentos e insumos, como os “kits intubação”.

Segundo a presidente da Comissão, deputada Mayara Pinheiro (Progressistas) dessa vez os órgãos deveriam apresentar o planejamento para rastreio, identificação e monitoramento dos casos de Covid-19 na capital e no interior, além de esclarecerem sobre o abastecimento de oxigênio, bem como a capacidade de produção do insumo pelas miniusinas, concentradores portáteis e pelas plantas das empresas.

SES – De acordo com o Plano de Contingência, elaborado pela SES-AM e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o governo prevê aumento da capacidade de produção de oxigênio para 80 mil m³/dia, e de armazenamento do insumo, além de ampliar a capacidade de armazenagem de oxigênio no interior, com a aquisição de 2 mil cilindros.

Semsa – O Plano de Contingência apresentado pela Semsa mantém a estratégias de vacinação e as medidas comuns de proteção contra doenças respiratórias. O planejamento da secretaria municipal inclui diretrizes relacionadas à assistência dos usuários em unidades básicas de saúde, com oferta de exames e acompanhamento dos pacientes, inclusive por meio de telemonitoramento e terapias pós-Covid-19.

Participaram da audiência, além dos membros titulares da comissão, o Ministério Público do Estado (MPAM), Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Defensoria Pública (DPE-AM), a FVS-AM, SES-AM e a Semsa.

Covid-19 – Até essa quinta-feira, 29/4, a FVS-AM totalizou 370.184 casos da doença no Estado e 12.615 mortes. Ainda nessa quinta-feira, o Brasil alcançou a marca de 400 mil mortos pela doença.

 

Por Lana Honorato
Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -