28.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

Recomendação dos órgãos de controle quanto exigência de comprovante de vacina está sendo avaliada pelo comitê do governo do Estado

Conforme o governador Wilson Lima, a recomendação está sendo avaliada no âmbito do Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19 e, neste momento, todos os esforços estão sendo empenhados para incentivar a vacinação e ampliar a cobertura vacinal de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose em todo o estado do Amazonas.

Por

Durante inauguração do novo Centro de Testagem contra a Covid-19, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), na manhã desta quarta-feira, 19/01, o governador Wilson Lima (PSC) junto ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) falaram sobre a obrigatoriedade de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para entrada em estabelecimentos comerciais no estado.

A fala do governador foi em resposta à recomendação conjunta dos ministérios públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT), de Contas (MPC), do Estado do Amazonas (MP-AM) e das defensorias públicas da União (DPU) e do Estado do Amazonas (DPE-AM) para que o Governo do Amazonas determine e fiscalize a exigência de comprovante de vacinação contra Covid-19 para entrada em locais como shopping centers, salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, balneários, parques aquáticos, clubes recreativos, academias, meios de transporte terrestre e aquaviário estaduais e similares.

Conforme o governador, a recomendação está sendo avaliada no âmbito do Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19, que compreende integrantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

“Nós estamos avaliando isso no âmbito do nosso comitê. Uma coisa que é importante deixar muito claro, é que o nosso objetivo, enquanto governador, o objetivo da nossa Secretaria de Saúde, da Fundação de Vigilância em Saúde não é punir ninguém que não tenha tomado a vacina. O que a gente tem feito é incentivar as pessoas, dado oportunidade para as pessoas se vacinarem. Temos vacina em quantidade suficiente para vacinar todos no estado do Amazonas com primeira, segunda, terceira dose e também aquelas pessoas que já estiverem no momento de tomar a quarta dose”, afirmou.

Segundo o governador, o objetivo neste momento é mostrar a importância da vacina e incentivar as pessoas a tomarem a vacina. “A vacina é a arma mais poderosa que a gente tem contra a Covid-19 e é ela que tem feito diminuir as internações. Então é esse o trabalho que a gente está fazendo. Trabalho em parceria com a Prefeitura de Manaus abrindo aqui o Centro de Testagem para quebrar a cadeia de transmissão. A nossa carreta de vacinação está circulando Manaus, hoje está no Tarumã, para fazer o processo de vacinação”, disse.

Confira galeria:

A unidade móvel de vacinação, do Governo do Amazonas, está atendendo a população no CMPM III – Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra, localizada na rua Santa Helena, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. O espaço conta com profissionais de saúde da SES-AM e da FVS-RCP, com o apoio da Prefeitura de Manaus, oferecendo atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h.

Vacinação – Na carreta é disponibilizada a aplicação das 1ª, 2ª e 3ª doses, além da 4ª dose, disponível para as pessoas com alto grau de imunossupressão, que receberam a dose de reforço há, pelo menos, quatro meses.

Para a população acima de 60 anos, o intervalo para a terceira dose é de, pelo menos, três meses da aplicação da segunda dose. Para pessoas entre 12 e 59 anos, a imunização com a dose de reforço exige um intervalo de, pelo menos, quatro meses.

Para receber a dose de reforço, é necessário apresentar a carteira de vacinação, documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (com idade menor de 17 anos) e CPF.

Para a aplicação da 4ª dose, os documentos necessários são: carteira de vacinação, documento de identificação com foto, CPF, e laudo médico ou outro documento que comprove a condição – original e cópia, que ficará retida para controle.

— —

Por Michele Gouvêa e Juliana Freire

Fotos: Arthur Castro/Secom

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -