32.2 C
Manaus
sábado, março 22, 2025

TCE admite representação contra Semed por suposta irregularidade em repasses do Fundeb

A ação aponta um suposto desvio dos valores do Fundeb; A Semed ainda não se pronunciou sobre o assunto

Por

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) pode ser investigada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) por suposta irregularidade administrativa, no que diz respeito aos repasses dos valores do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). A informação consta no Diário Oficial do órgão, edição de 11 de março.

De acordo com a publicação, o TCE-AM admitiu uma representação com medida cautelar contra a Semed, atualmente sob o comando do secretário Luiz Gonzaga Campos de Souza. A ação aponta um suposto desvio dos repasse dos valores do fundo para os servidores municipais da Semed. A ação é de autoria do vereador José Ricardo (PT).

Em consulta ao processo 10909/2025 (clique aqui para conferir), foi apontado ao TCE-AM que os profissionais do município estariam cobrando o pagamento da parcela do Fundeb, além do pagamento do 14º e 15º salário. De acordo com a ação apresentada pelo vereador, os salários haviam sido prometidos a 65 escolas gerenciadas pela Semed pelo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A ação ainda expõe uma planilha com a arrecadação da Prefeitura de Manaus com os valores do Fundeb, repassados pelo Governo Federal. De acordo com o documento, os valores recebidos pelo município seriam ‘suficientes’ para realizar o pagamento dos profissionais.

“Conforme relatos de inúmeros professores, mesmo após o repasse dos recursos do Fundeb, os mesmos não foram pagos aos professores, conforme o prometido, tão pouco explicado o que foi feito com o dinheiro que teoricamente havia sido destinado para essa despesa”, diz um trecho do documento.

A representação ainda deve ser analisada pelo relator Érico Desterro, que admitiu a representação nos termos da primeira parte do art. 3º, II da Resolução n.º 03/2012-TCE/AM.

Outro lado

O Convergente entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação para um posicionamento sobre o assunto e aguarda retorno.

Leia mais: Vídeo: População dispara críticas e cobra David Almeida sobre viagem polêmica ao Caribe

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -