31.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 21, 2025

Polo Rural da UEA em Novo Remanso inicia curso de Tecnologia em Agroecologia

O curso inaugura as atividades do primeiro polo rural da UEA, implementado em Novo Remanso, em agosto de 2024

Por

Em mais uma iniciativa voltada a atender às demandas do interior, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deu início, nesta terça-feira (18/2), à primeira turma do curso de Tecnologia em Agroecologia em Novo Remanso, comunidade rural do município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). A aula inaugural marcou o começo da formação de 60 estudantes que irão atuar na promoção de práticas sustentáveis e no fortalecimento da agricultura familiar na região.

O curso inaugura as atividades do primeiro polo rural da UEA, implementado em Novo Remanso, em agosto de 2024, como resultado de requerimento do deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil). As aulas serão realizadas na Escola Municipal Petrônio Augusto Pinheiro.

Ao longo dos três anos de formação, os estudantes serão capacitados no desenvolvimento de sistemas agroecológicos e no manejo sustentável dos agroecossistemas, entre outros temas. O curso visa formar profissionais aptos a contribuir na transição tecnológica dos sistemas agrícolas atuais para práticas mais sustentáveis, promovendo a inclusão social e a conservação ambiental.

Fortalecimento da economia local

Representando o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, o pró-reitor de Interiorização, Prof. Dr. Valber Martins, afirmou que o início do curso busca suprir uma demanda local e oportunizar aos alunos da comunidade o acesso à educação superior, em uma iniciativa pioneira. “Esse é um legado para a sociedade do Amazonas. É uma experiência que, se replicada, tem o potencial de transformar o estado no aspecto educacional. A UEA foi criada, justamente, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento no interior. É isso que estamos fazendo nesse momento. Desejo um ótimo curso a todos os jovens alunos. Meus parabéns!”, disse.

Para o deputado estadual Thiago Abrahim, o curso de nível superior em Novo Remanso é uma promessa cumprida, um sonho que se tornou realidade. “É a primeira vez que a UEA se instala em uma comunidade rural. Isso é uma conquista gigante. Uma oportunidade de um futuro melhor. O agro é o maior potencial dessa comunidade e precisamos gerar avanços e potencializar essa característica”, comentou.

Estiveram presentes o prefeito de Itacoatiara, Mário Jorge Bouez Abrahim; a coordenadora-geral dos cursos de graduação de oferta especial da UEA, Prof.ª Dra. Tatiana da Rocha Barbosa; a secretária municipal de Educação de Itacoatiara, Vanessa Miglironza; o presidente da Câmara de vereadores de Itacoatiara, Arialdo da Silva; o diretor do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara, Prof. Me. Luís Antônio de Araújo Pinto; o gestor da Escola Municipal Petrônio Augusto Pinheiro, Prof. Esp. Bruno de Lima Gomes; e o coordenador do curso de Agroecologia, Prof. Me. João Bosco dos Santos Brasil.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -