Após ser exposta a nomeação de ex-vereadores para cargos na Prefeitura de Manaus, a gestão do prefeito David Almeida (Avante) publicou a nomeação de parentes de políticos ligados a base da sua administração. As nomeações constam no Diário Oficial do Município, publicado no último dia 20 de janeiro.
Conforme o Diário, uma das nomeações é do genro do secretário municipal Sabá Reis e cunhado do presidente da Câmara Municipal de Manaus David Reis (Avante).
Com a nomeação, Maurício Saraiva de Alencar Buzaglo passará a exercer o cargo de gerente de projeto na Casa Civil.
O Convergente fez uma apuração nas redes sociais para verificar a proximidade entre o secretário municipal e o nome o qual foi nomeado.
A constatação foi feita no perfil das redes sociais da filha do secretário Sabá Reis. A mesma publicou uma homenagem ao pai e, meses após, uma foto com o esposo Maurício Buzaglo, o que aponta que há uma relação parental.
Na mesma edição do Diário, foi nomeado o filho do vereador reeleito Luis Mitoso (MDB). De acordo com a publicação, Luis Augusto Mitoso Neto passará a exercer o cargo de gerente de projetos na Procuradoria Geral do Município.
Novamente, O Convergente fez uma pesquisa para constatar se o nome que foi escolhido para o cargo possuía relação com o do vereador.
Através da pesquisa nas redes sociais do próprio vereador Mitoso, foi possível confirmar que o nome de ‘Mitoso Neto’ era o mesmo o qual foi nomeado. A confirmação ocorreu após o vereador compartilhar uma foto do filho na cerimônia de diplomação dos vereadores.
Ressaltamos que a equipe do O Convergente entrou em contato com o secretário Sabá Reis e com a assessoria do vereador Luis Mitoso, para que os mesmos possam se posicionar sobre o assunto. Até a publicação desta matéria, não houve retorno das partes. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos para a população.
A equipe de reportagem não localizou os contatos de Maurício Buzaglo e Mitoso Neto; ressaltamos que o espaço está aberto para esclarecimentos de ambas as partes.
O Convergente também entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para um posicionamento a respeito das nomeações e aguarda retorno.
Outras nomeações
Desde que se iniciou o novo mandato do prefeito David Almeida, O Convergente vem denunciando nomeações de ex-vereadores, familiares de políticos e de pessoas próximas ao prefeito.
Uma dessas nomeações foi de uma amiga próxima da primeira-dama Izabelle Fontenelle para um cargo com salário de R$ 22 mil. A empresária Janaína Jamilla (Avante) foi escolhida como a nova vice-presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), vinculado à Casa Civil, apesar de não ter formação na área de assistência social, de acordo com informações da Justiça Eleitoral.
Entre os nomes que ganharam cargos na Prefeitura de Manaus, a maioria integrava a base de David Almeida na legislatura passada da CMM: Sassá, Fransuá, Wallace Oliveira, Antônio Peixoto e Alonso Oliveira.
Em todos os casos, O Convergente buscou contato para um posicionamento dos mesmos mas não obteve retorno.