28.3 C
Manaus
sexta-feira, outubro 11, 2024

Maioria dos vereadores rejeita pedido de transparência e informações sobre reformas em escolas de Manaus

Anteriormente, O Convergente já havia questionado a Secretaria Municipal de Educação sobre o número de escolas que receberam as reformas, mas não houve retorno

Por

Dados sobre o número de escolas e creches reformadas em Manaus foram rejeitados pela maioria dos vereadores, nesta segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Manaus. O requerimento de autoria do vereador Capitão Carpê (PL) solicitava informações da Prefeitura de Manaus sobre o número de escolas que receberam essas obras.

Na websérie ‘Manaus Oculta’, do O Convergente, foi constatado que, durante os 4 anos da gestão de David Almeida, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que foi comandada pela irmã do prefeito, Dulce Almeida, foi o órgão da prefeitura que recebeu o maior orçamento, de acordo com o demonstrativo da Lei Orçamentária Anual, publicado no Portal da Transparência de Manaus. Em toda gestão de David Almeida, a Secretaria Municipal de Educação teve à disposição R$ 8,1 bilhões do orçamento de Manaus.

Entre esse dinheiro, mais os repasses recebidos pela Prefeitura de Manaus através de empréstimos, foi anunciada pelo prefeito de Manaus David Almeida (Avante), reformas nas unidades escolares. De acordo com a Prefeitura de Manaus, mais de 300 escolas e creches já receberam as obras, o que representa cerca de 86% das unidades escolares do município.

Apesar disso, não há informações disponíveis ou uma listagem informando quais foram as escolas e creches que receberam as obras de reformas. Por essa razão, o requerimento foi apresentado pelo vereador, mas foi derrubado por 18 votos contrários e apenas 11 a favor.

“Fazemos qualquer tipo de requerimento solicitando transparência e informação, é sempre uma grande dificuldade a Prefeitura informar. Queremos informações detalhadas sobre quais as escolas e creches que foram reformadas, revitalizadas e implementadas na atual gestão. Essa informação a Prefeitura já possui porque o próprio prefeito já deu esse número em uma entrevista”, justificou o vereador Capitão Carpê.

Ainda sob a justificativa, o vereador de Manaus afirmou que o requerimento era importante e não acreditaria que o pedido seria rejeitado.

“O que queremos da prefeitura e dos vereadores é justamente essa informação, e eu não quero acreditar que, mais uma vez, a Câmara e a base do prefeito vai derrubar um requerimento tão importante”, pontuou.

Anteriormente, O Convergente já havia questionado a Secretaria Municipal de Educação sobre as informações de quantas escolas e creches que receberam as obras. Porém, não houve retorno. O espaço ainda segue aberto.

Na websérie do O Convergente, “Educação em Manaus: R$ 8 bilhões investidos e a realidade distorcida da propaganda municipal”, foi abordado o dia a dia das crianças que frequentam as escolas municipais, a partir do relato dos familiares. A equipe de reportagem fez uma análise da propaganda divulgada pela gestão do prefeito David Almeida, enquanto a educação em Manaus enfrentou polêmicas, nos últimos anos, envolvendo a valorização dos professores e alimentação escolar.

Confira na íntegra:

Leia mais: CPIs Suspensas: Vereadores da base conseguem barrar investigação contra prefeito de Manaus

____

Por Camila Duarte

Foto: Marcus Reis

Revisão: Letícia Barbosa

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -