Faltando 27 dias para as eleições municipais, o candidato a prefeito em Autazes, Wanderlan Sampaio (UB), enfrenta problemas com sua candidatura na Justiça Eleitoral. Segundo fontes de bastidores, a situação jurídica do ex-prefeito junto ao TRE-AM ainda não definida, o que pode estar comprometendo sua campanha no município.
No DivulgaCandContas, sistema do Tribunal Superior Eleitoral, o candidato não teve a candidatura deferida, ou seja, está ‘aguardando julgamento’. Conforme o TSE, o pedido ainda não foi apreciado pela Justiça Eleitoral.
Inelegível
Embora tenha concluído o registro no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura de Sampaio ainda está sujeita à revisão e aprovação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Conforme O Convergente noticiou, o político foi condenado pela Justiça Federal e declarado inelegível até 2030. Embora tenha recorrido da decisão, Sampaio, segundo bastidores, tem enfrentado dificuldades para avançar com sua candidatura.
Um desafio crucial de Sampaio é o registro das certidões no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que ele ainda não possui esses documentos. O ex-prefeito Sampaio aparece nove vezes na lista de contas irregulares do Tribunal de Contas da União (TCU) e responde por improbidade administrativa. Conforme o documento do TCU, a emissão da Certidão Negativa de Contas Julgadas Irregulares não é permitida para fins eleitorais.
A reportagem entrou em contato com o candidato através do Direct Messenger em seu perfil no Instagram e, até o momento, não obteve retorno sobre a sua situação jurídica junto ao TRE-AM. Aguardamos uma nota.
Veja também:
O candidato a prefeito de Manaus do União Brasil, Roberto Cidade, criticou as “cobranças” do candidato David Almeida (Avante) sobre os repasses de convênios firmados entre a Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas. Os comentários foram feitos durante uma sabatina do ‘Grupo dos Seis’, nesta segunda-feira (9).
Leia mais: “Ele gosta muito de PIX, mas não faz as entregas”, dispara Roberto Cidade após prefeito de Manaus cobrar repasses
___
Por Ronaldo Menezes
Ilustração: O Convergente
Revisão: Letícia Barbosa
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.