25.3 C
Manaus
sexta-feira, outubro 4, 2024

Do Sambódromo à Esplanada: desfile cívico-militar marca a Independência do Brasil em 7 de setembro

Brasil celebra 202 anos de sua independência

Por

Aproximadamente 3.500 militares participaram do desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil, no Centro de Convenções de Manaus, no Sambódromo, neste sábado (7), na zona centro-sul da cidade. A cerimônia na capital amazonense contou com carros blindados do Exército Brasileiro vindos de Boa Vista (RR).

O general Costa Neves, comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), manifestou seu orgulho em comemorar a história do Brasil ao lado da nação.

“São equipamentos modernos, muito sofisticados, com muita tecnologia embarcada, que garantem que nós estejamos em condições de defender a soberania do Brasil”, disse o comandante do CMA.

Além de contar com militares das Forças Armadas (Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira), o desfile cívico-militar também incluiu membros das Forças Auxiliares (Polícia Federal (PF), Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM) e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM)) e representantes de instituições civis, apresentados à sociedade amazonense.

Em Brasília, o desfile na Esplanada dos Ministérios contou com a presença de autoridades. A cerimônia foi aberta às 9h14 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tema deste ano foi ‘Democracia e Independência: é o Brasil no Rumo Certo’.

O Chefe de Estado chegou à Esplanada em um Rolls-Royce presidencial, tradicionalmente utilizado para a cerimônia, após inspecionar as tropas nas proximidades do Palácio do Planalto. Lula foi recebido pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e pelos comandantes das três Forças Armadas.

Na tribuna de honra, ao lado de Lula, estavam presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; e os ministros da Corte Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zannin e Edson Fachin.

A data

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente.

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, d. Pedro (futuro d. Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.”

Leia mais: Tropas federais devem atuar em quase 40 municípios do AM durante o pleito, decide TRE-AM
___
Por Ronaldo Menezes
Ilustração: Nairle Cipriano

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -