31.3 C
Manaus
terça-feira, setembro 10, 2024

Ministro Mauro Campbell é empossado como corregedor nacional no CNJ

Nomeado pelo presidente Lula (PT) para o STJ em 2008, Mauro Campbell foi aprovado pelos parlamentares para assumir o cargo de corregedor nacional de Justiça para o biênio 2024-2026. O ministro substituirá Luis Felipe Salomão, que será o próximo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Por

O ministro Mauro Campbell Marques tomou posse como novo corregedor nacional de Justiça nesta terça-feira (3) no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em Brasília. Após a cerimônia, ele participou da 11ª Sessão Ordinária de 2024. A cerimônia contou com a presença de autoridades dos Três Poderes.

Durante discurso, Campbell falou sobre os incêndios na Amazônia. “Hoje, é o Brasil que está queimando e estou com todos os juízes para apagar os incêndios. Vamos fazer políticas públicas para instrução de ações de precaução e recomposição dos biomas, priorizando julgamentos e temas”, disse.

O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, destacou que Mauro Campbell, natural do Amazonas, busca desenvolver políticas públicas eficazes.

“Juízes bem preparados são bênção para a Justiça, democracia. Mauro será o responsável por supervisionar; que valorizará os bons e punirá os poucos maus que comprometem a vida do Judiciário”, disse Barroso.

O CNJ é uma instituição pública dedicada a aprimorar o judiciário, focando no controle e na transparência administrativa e processual. Atualmente, é presidido pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Cargos no Judiciário

O ministro Mauro Campbell Marques é natural de Manaus, Amazonas. No estado, atuou como promotor de Justiça, procurador de Justiça e foi eleito procurador-geral de Justiça do Amazonas por três mandatos. Em junho de 2008, foi nomeado ministro do STJ pelo presidente Lula, onde ocupou diversos cargos.

Nomeado pelo presidente Lula (PT) para o STJ em 2008, Mauro Campbell foi aprovado pelos parlamentares para assumir o cargo de corregedor nacional de Justiça para o biênio 2024-2026. O ministro substituirá Luis Felipe Salomão, que será o próximo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Campbell ocupou diversos cargos no Judiciário, incluindo o de corregedor-geral da Justiça Federal e membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral, onde foi corregedor-geral eleitoral entre 2021 e 2022. Além disso, coordenou a comissão da Câmara dos Deputados responsável por discutir atualizações na Lei de Improbidade Administrativa.

Atualmente, Campbell é diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. O ministro também é integrante da Academia Brasileira de Direito Tributário e membro fundador da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas.

Leia mais: MPAM realiza eleição virtual e define lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral
___
Por Ronaldo Menezes
Foto: Reprodução/Youtube/CNJ
Revisão: Letícia Barbosa

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -