Referência em obstetrícia no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o Hospital Regional Padre Colombo, do Governo do Amazonas, realizou 1,2 mil cirurgias eletivas no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 42% comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram feitos 840 procedimentos.
Unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o Hospital Padre Colombo atendeu 40 mil pessoas, realizou 33 mil exames laboratoriais, 900 partos normais e cesárea e ofereceu 7,2 mil consultas com médicos especialistas, no período de janeiro a julho.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, com a implantação, no município, da Gerência Estadual de Saúde do Baixo Amazonas, em maio deste ano, pelo governador Wilson Lima, os atendimentos e procedimentos feitos na unidade foram potencializados, ampliando o acesso aos moradores de Parintins e municípios próximos.
“A Gerência do Baixo Amazonas consegue descentralizar as ações de saúde e agilizar para que o cidadão consiga de forma rápida a sua consulta e é o que está acontecendo em Parintins. O Governo do Amazonas potencializou a capacidade de atendimento do Hospital Padre Colombo, que oferece consultas, exames e procedimentos em um padrão de excelência”, comentou.
Segundo o diretor da unidade, Frei Alberto, o aumento no número de cirurgias é fruto do trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Amazonas, através da SES-AM, e da equipe técnica atuante na unidade, que busca a resolutividade no atendimento ao paciente do Baixo Amazonas.
“Este ano, ampliamos a agenda dos procedimentos cirúrgicos e fornecemos médicos especialistas e exames laboratoriais não apenas para os moradores de Parintins, mas para os que residem em cidades próximas, sempre buscando atender de forma rápida e eficiente”, explicou.
Investimentos
Conforme a secretária executiva adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, o Estado investe cerca de R$ 2,6 milhões por mês na unidade. O Hospital Padre Colombo possui capacidade para realizar, mensalmente, mais de 1,5 mil exames laboratoriais, além de disponibilizar exames complexos, como ecocardiograma, eletrocardiograma e de imagens, como raio-X e ultrassonografia.
A unidade, disse ela, tem capacidade para realizar mais de 260 procedimentos cirúrgicos ao mês, como partos, cirurgias ambulatoriais e biópsias. Dispõe, ainda, de 50 leitos operacionais para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo UCI neonatal, leitos cirúrgicos, leitos de enfermaria e alojamentos pós-parto.
Parto e nascimento
Além das cirurgias eletivas, o Hospital Padre Colombo se destaca no atendimento e acolhimento das mães durante o parto e nascimento. “A unidade dispõe de estrutura para o parto humanizado. A equipe de enfermeiros e médicos desenvolve técnicas para a mãe se sentir acolhida e tenha o comando do parto, fazem pintura gestacional, todo um atendimento especializado para as mulheres atendidas”, reforça Rita Almeida.
*Com informações da assessoria
Leia mais: Emergência ambiental: Manaus volta a ser coberta por fumaça densa