De acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), alguns bairros de Manaus amanheceram o dia, nesta terça-feira (27), com a qualidade do ar considerada “péssima”. A fumaça é ocasionada pelas intensas queimadas florestais.
O Amazonas vive um cenário de seca dos rios e queimadas. Segundo dados divulgados pelo governo estadual em agosto, a seca já afeta quase 290 mil pessoas.
O Governo do Amazonas, através das operações Aceiro e Céu Limpo, já combateu aproximadamente 10.451 focos de incêndio no estado ao longo dos últimos três meses.
A coordenação dessas ações é realizada pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM). Recentemente, na segunda-feira (26), o governador Wilson Lima reforçou a operação com o envio adicional de viaturas e militares para o sul do estado e a Região Metropolitana de Manaus.
Veja também
Na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), desta segunda-feira (12), os vereadores repercutiram a fumaça que encobriu Manaus durante os últimos dias e, com isso, houve uma piora na qualidade do ar na capital amazonense.
Logo no início da sessão, o vereador Rodrigo Guedes (PP) subiu na tribuna para falar sobre a pauta. De acordo com ele, é necessário que as três esferas das autoridades – federal, estadual e municipal – se unam para buscar soluções para o problema.
“Bem antes do que poderíamos de imaginar, ou do que não gostaríamos de imaginar e sentir, mais uma vez Manaus assolada de fumaça. É certo que isso não é só responsabilidade de um dos entes da federação […], esse momento não é momento de fazer política. Precisamos que os três entes federativos, governo federal, estadual e municipal, prefeitura de Manaus e interior, façam uma ação em conjunto”, disse.
O vereador ainda cobrou a bancada federal do Amazonas para que os deputados federais e senadores possam buscar soluções junto ao governo federal.
Leia mais: Candidato afirma que fumaça em Manaus é causada por guerra na Palestina; veja vídeo