31.3 C
Manaus
terça-feira, setembro 10, 2024

Wanderlan Sampaio luta contra inelegibilidade para se candidatar em Autazes

O ex-prefeito Sampaio aparece nove vezes na lista de contas irregulares do Tribunal de Contas da União (TCU) e responde por improbidade administrativa

Por

Ex-prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio (UB), segue como candidato à prefeitura em 2024, conforme publicações em suas redes sociais. O político foi condenado pela Justiça Federal e declarado inelegível até 2030. Embora tenha recorrido da decisão, Sampaio, segundo bastidores, tem enfrentando dificuldades para avançar com sua candidatura.

Um desafio crucial de Sampaio é o registro das certidões no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que ele ainda não possui esses documentos. O ex-prefeito Sampaio aparece nove vezes na lista de contas irregulares do Tribunal de Contas da União (TCU) e responde por improbidade administrativa.

Conforme o documento do TCU, a emissão da Certidão Negativa de Contas Julgadas Irregulares não é permitida para fins eleitorais.

“O requerente possui contas julgadas irregulares por decisão deste Tribunal, nos termos do art. 16, inciso III, da Lei no 8.443/92 (Lei Orgânica do TCU), com trânsito em julgado nos oito anos que antecedem a eleição, tendo sido por isso incluído na Lista de responsáveis com contas julgadas irregulares com implicação eleitoral”, diz trecho processo acessível para consulta pública.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a Declaração de Inelegibilidade é um requisito obrigatório para candidatos que desejam concorrer ao cargo de prefeito em suas respectivas cidades.

Ainda de acordo com informações de bastidores da cena política de Autazes, o grupo de Wanderlan Sampaio está contestando as decisões judiciais ao máximo. Com o possível enfraquecimento do candidato, é provável que suas intenções de voto diminuam nas próximas pesquisas eleitorais.

O Convergente entrou em contato com Wanderlan Sampaio por meio do seu perfil no Instagram e questionou sobre a atual situação que enfrenta no TCU e TSE por conta da inelegibilidade até 2023. No entanto, o candidato não deu retorno à reportagem até o momento. Notas de esclarecimento estão abertas para envio.

Confira os processos:

Sistema de Contas Julgadas Irregulares Wanderlan Sampaio

 

Leia mais: Alberto Neto acata ordens de Bolsonaro e desfaz acordos e alianças no interior do Amazonas
____
Por Ronaldo Menezes
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -